Minimizar o impacto ambiental e promover a reutilização e a reciclagem estão entre as diretrizes da campanha de descarte correto de resíduos eletrônicos. A quarta ação foi realizada hoje, sexta-feira, 11, na área da Associação de Moradores do bairro Vista Alegre do Juá. O recolhimento no ponto de coleta encerrou às 16 horas, na Avenida Alexandre Silva S/N, esquina com a Travessa 23.
A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto Descarte Correto em dois momentos. A equipe técnica repassa as informações sobre os impactos desse tipo de resíduo ao meio ambiente e a forma correta do descarte e como é feito o reaproveitamento do material recolhido.
O secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Ronan Liberal Jr., reforça o quanto é importante o recolhimento de aparelhos eletrônicos sem uso para a sociedade e o meio ambiente.
"Por meio da coleta e do descarte adequados procuramos minimizar danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente. O Instituto Descarte Correto promove a reutilização e a reciclagem desses materiais que retornam à sociedade reutilizados em cursos gratuitos", disse.
O presidente do bairro Vista Alegre do Juá, Odélio Patrocínio, destaca o atendimento do governo municipal em trazer pela primeira vez a ação.
"Ficamos felizes pela Prefeitura de Santarém beneficiar o nosso bairro com a campanha. Ouvimos as orientações da equipe técnica do instituto, que segue nessa parceria em termos um ambiente saudável. Sabemos que esses eletrônicos terão o destino certo".
O Instituto Descarte Correto utiliza os equipamentos aproveitados para oferyar cursos gratuitos na unidade localizada no bairro do Maracanã, entre os quais Informática básica, informática avançada, montagem e manutenção de computadores e designer gráfico.
"Fomentamos a inclusão social. Temos, ainda, mais de 100 cursos com inclusão de taxa social”, informou Maria Eduarda Dias, assistente operacional do Instituto.
O ponto fixo de coleta do Instituto está localizado na Avenida Salvação, nº 210, Bairro Maracanã. Contato: (93) 99209-9028.