3. Urbanismo e Serviços Públicos
  4. Após fortes chuvas no fim de semana, equipes da Semurb realizam a desobstrução de bueiros e limpeza das ruas afetadas
Após fortes chuvas no fim de semana, equipes da Semurb realizam a desobstrução de bueiros e limpeza das ruas afetadas Autor: Agência Santarém

Paulo Ricardo Soares
Residencial Salvação foi o primeiro bairro a receber o mutirão de limpeza.

2024 começou com um volume já esperado de chuvas para o primeiro fim de semana do ano na região Oeste do Pará. Em Santarém, a precipitação pluviométrica foi 80 mm, somente no último sábado, 06, o que representa 40% da média esperada para todo o mês de janeiro de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Para amenizar os efeitos provocados pelas fortes chuvas, a Prefeitura começou a realizar trabalho de limpeza e desobstrução em várias ruas da cidade.

"Desde a última sexta-feira, 05, quando as chuvas começaram a cair em nossa cidade já nos preocupamos em acionar o secretário Jean Murilo, que comanda a pasta da Semurb, para que as equipes ficassem à disposição para atuar nessas áreas afetadas. Recebi inúmeras mensagens, vídeos, fotos, de lideranças comunitárias e começamos a trabalhar juntos para amenizar os impactos dessa primeira chuva do ano e avançar com os trabalhos de melhorias para que fatos como esses não venham a acontecer, novamente, nessas vias que estamos atuando", informou o prefeito Nélio Aguiar.

Desde o fim do último período chuvoso, as equipes da Semurb e da Seminfra uniram-se para atuar na elaboração de planos para a instalação de drenagem em pontos críticos, que eram motivo de preocupação em épocas onde a chuva era mais constante. Em paralelo ao trabalho de implantação da rede de drenagem, estava, também, o trabalho de limpeza, essencial para que no inverno, as redes não venham a ser obstruídas pelo lixo e entulhos jogados em locais inapropriados para a coleta específica.

"Atualmente, um de nossos grandes gargalos, no quesito desobstrução de bueiros, está relacionado diretamente ao lixo que as pessoas acondicionam de maneira incorreta, próximo às entradas de água [as chamadas bocas de lobo], pois na hora da chuva, todo esse lixo é carregado pela água e acaba entupindo a tubulação, ocasionando assim um transbordamento e inundações, pois com isso a água não tem com entrar e nem como sair. Por isso, a gente sempre pede aos moradores que quando o tempo se forma, com sinais de chuva, que se possa evitar de colocar lixo próximo a esses locais", alertou o secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Jean Murilo Marques.

Durante toda a semana, as equipes de limpeza e desobstrução da Semurb vai trabalhar em diversos pontos da cidade, nos locais mais afetados. Em caso de novas chuvas que possam colocar em risco a segurança dos moradores de qualquer área de Santarém, o indicado é que a Defesa Civil Municipal possa ser acionada por meio do 192 ou do telefone  (93) 99210-7898.