3. Turismo
  4. Dia da Mulher: Prefeitura homenageia artesãs pelo trabalho desenvolvido em Santarém
Dia da Mulher: Prefeitura homenageia artesãs pelo trabalho desenvolvido em Santarém Autor: Agência Santarém

Fernanda Rabelo
Semtur coordenou programação nos centros de artesanato da cidade.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher com o tradicional café da manhã em homenagem às artesãs nos seus dois centros de artesanato, o Terminal Fluvial Turístico de Santarém (TFT) e o Cristo Rei - Centro de Artesanato do Tapajós.

Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas. Atualmente a data é comemorada em mais de 100 países em referência aos direitos femininos.  Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa em situações degradantes.

Para a artesã Pauliane Rocha do Amaral, expositora do TFT, essa é uma data muito importante, pois solidifica a luta por igualdade de gênero e de direitos que as mulheres tanto reivindicam.

"Eu sinto gratidão em poder participar dessa família e comemorar essa data tão importante aqui para nós. Todas as mulheres que saem todos os dias de suas casas em busca de melhorias para suas famílias".

A dona Inez Camargo, uma das artesãs mais antigas do Cristo Rei, parabenizou todas as mulheres do local. Mulher e empreendedora, ela está gerando renda e informações que são repassadas aos turistas que visitam o local.

"Para mim, o dia das mulheres é todos os dias, pois temos tantas funções. Sou mãe, avó e empreendedora, levo o sustento para a minha família a partir da venda do meu artesanato, então aqui fica os meus parabéns por essa data tão significativa".

Ao finalizar, o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, falou sobre a importância da mulher na sociedade e do quanto a data significa para todos. “Hoje comemoramos o dia dessas guerreiras, mães, tias, avós, benfeitoras das suas famílias que lutam, diariamente, por igualdade de direitos em uma sociedade que ainda é tão machista, eu tenho como exemplo minha mãe, minha esposa e minha filha que cuidam da nossa família”, disse Alaércio, que, também, agradeceu a presença das secretárias de Portos e Transportes Aquaviários, Sandra Santana, Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.