Valorizando o turismo religioso e as tradições pesqueiras, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), recebeu nesta terça-feira, 20, representantes da Colônia de Pescadores e Pescadoras Z-20 para tratar dos preparativos da Festividade de São Pedro, marcada para junho. Participaram da reunião o titular da pasta, Emanuel Júlio Leite, a equipe técnica e os organizadores do evento, Alberto Costa e Aldeci Cardoso. O encontro teve como objetivo articular o apoio institucional, logístico e promocional à festividade.
Alberto Costa, diretor de Cultura da Colônia de Pescadores e Pescadoras Z-20, destacou a importância do apoio institucional para a manutenção da tradição.
"Esse suporte do governo, por meio da Secretaria de Turismo, é fundamental para o evento. A Colônia Z-20, com 105 anos de história, mantém viva essa tradição com fé e resistência. A Secretaria já é uma parceira de longa data, auxiliando com suporte logístico, licenças e divulgação".
De acordo com o secretário Emanuel Júlio Leite, a festividade é um patrimônio cultural e importante atrativo turístico.
"Estamos unindo esforços para garantir a realização da festividade, que movimenta o turismo, valoriza a cultura local e fortalece a economia da região. Esta celebração expressa a fé dos pescadores e reforça o vínculo da cidade com o rio".
Com uma programação que celebra a fé, a tradição pesqueira e os laços comunitários, a Festividade de São Pedro será realizada de 21 a 29 de junho, com atividades na sede da Colônia Z-20 e em diferentes pontos da cidade. A expectativa é de reunir cerca de 4 mil pessoas ao longo dos dias.
De abrangência regional, o evento integra manifestações religiosas, culturais e sociais. Entre seus objetivos estão: fortalecer o turismo religioso como vetor de desenvolvimento local, promover ações que conectem turismo, pesca e cultura, estimular o fluxo turístico e valorizar artistas locais por meio de apresentações culturais.
Programação oficial
21 de junho (sábado)
• 7h às 10h – Panfletagem.
• 21h às 2h – Arraiá do Pedrão: noite cultural e seresta na sede da Z-20.
28 de junho (sábado)
• Missa na sede da Z-20.
29 de junho (domingo)
• 8h às 12h30 – Assembleia e sorteio de rifa no ginásio da Escola Dom Amando.
• 15h – Carreata com a imagem de São Pedro, saindo da sede da Z-20 até a Praça Tiradentes.
• 16h – Procissão fluvial no rio Tapajós, com embarque e desembarque na Praça Tiradentes.
• 18h – Missa campal em frente à Igreja Matriz.
• 21h às 3h – Festa de confraternização na sede da Z-20.