Ao entrar no Centro de Artesanato do Tapajós Cristo Rei, o visitante é recebido por uma verdadeira "explosão" de cores, com a exposição de flores e plantas ornamentais. A iniciativa integra a Semana da Flor, promovida em alusão ao Dia das Mães pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém. A programação começou hoje, segunda-feira, 5, e segue até sábado, 10, com exposições e vendas promocionais de uma grande variedade de espécies.
Programação
05 a 10/05 - 9h às 18h
Exposição de flores e artesanato no espaço interno
Local: pátio de Centro de Artesanato Cristo Rei
09/05 (sexta-feira)– 8h às 18h
Exposição Arranjos e Buquês
Local: externa no estacionamento do Centro de Artesanato Cristo Rei
10/05 (sábado) – 8h às 15h
Balão da sorte - clientes que realizarem compras acima de R$ 30,00 podem estourar um balão surpresa e ganhar brindes ou descontos especiais.
Local: pátio de Centro de Artesanato Cristo Rei
Coordenadora da ação, Edna Lúcia de Souza, destaca que a procura por plantas aumenta significativamente nesta época do ano.
“Agora, com a semana das mães, o que mais está saindo são flores. Rosas, antúrios, orquídeas, crisântemos… Mas temos uma grande variedade. Temos também folhagens como jiboia, espada-de-São-Jorge, palmeiras, plantas medicinais e até algumas frutíferas. Trabalhamos ainda com adubos, como farinha de osso e torta de mamona, para ajudar no desenvolvimento das plantas”, explica.
Segundo Edna, a expectativa de vendas para este período é alta.
“O Dia das Mães é a melhor feira do ano. As vendas aumentam quase 100%. Os filhos procuram flores para presentear, porque é uma lembrança viva e cheia de significado”, completa.
A empresária Rose Costa é uma das clientes fiéis da ação.
“Todo ano venho aqui comprar flores para dar de lembrança no meu restaurante. Os clientes gostam muito. No domingo, quem for almoçar ou jantar ganha uma flor. As mães adoram, e é muito melhor do que entregar só um papel. Levo flores naturais, cactos e mudinhas, que são um presente bonito e que dura. É uma forma simples, mas especial, de homenagear”, conta.
O secretário de Turismo, Emanuel Júlio Leite afirma que além de presentear as mães, esta, também, é uma formar de valorizar o artesanato local.
"A Prefeitura busca valorizar o trabalho dos expositores e garantir presentes criativos e afetivos para as mães”, completa.