Santarém recebeu nesta terça-feira (16) o maior navio de cruzeiros que já aportou na cidade, o Zuiderdam, com aproximadamente 1.200 turistas e 600 tripulantes, totalizando 1800 pessoas a bordo. A expectativa é que esta visita resulte em uma renda de até R$ 1,5 milhão para o município.
O navio de bandeira holandesa é o sexto a aportar na temporada 2023/2024. Por conta do seu grande número de turistas, uma grande operação foi realizada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP). Aproximadamente 40 artesãos atuaram na recepção desse navio e esperam movimentar grande renda com o Zuiderdam.
"Para a gente é muito bom. Eu que já trabalho há 40 anos nisso nunca tinha visto um navio dessa proporção. Nossa arte com artesanato atrai os turistas e somos acionados pelo nossos trabalhos manuais únicos", disse o artesão Elias Silva.
O Zuiderdam aportou na tarde de ontem na vila balneária de Alter do Chão e foi recebido por uma área de bar e uma feira de artesanato organizado pelo Instituto Ame, em parceria com a Prefeitura de Santarém.
"Isso é resultado de um trabalho feito da nossa participação em um encontro que aconteceu no ano passado nos Estados Unidos, onde nos capacitou para receber navios desse porte e com isso gerar emprego e renda para nosso município", detalhou o titular da pasta de Turismo, Alaércio Cardoso.