O governador do Pará, Helder Barbalho, em parceria com o prefeito Nélio Aguiar, entregou na noite desta sexta-feira (10), o Centro de Convenções Sebastião Tapajós. Obra orçada em mais de R$ 70 milhões, cujo terreno foi doado pela Prefeitura de Santarém Prefeitura de Santarém. Com atrações culturais, estaduais e nacionais o Centro recebeu um grande número de público.
O equipamento foi construído em uma área superior a 10 mil metros quadrados e está divido em pavilhão de eventos; bloco de auditórios; blocos de departamento administrativo e bloco de serviços, além de praça de alimentação; camarim; área vip; sala de imprensa; auditório modular que será adequado para eventos e exposição. Santarém é referência no estado do Pará quando o assunto é turismo, recebendo 25% dos turistas que visitam o estado.
O Centro de Convenções vem para alavancar Santarém no setor de turismo de eventos e negócios, englobando uma série de ações para atender ao público que transita entre países, estados e cidades por motivos profissionais. Entre as atividades mais promovidas estão as socioculturais, que envolvem lazer, cultura e educação, seguidas de reuniões e convenções.
Para Fabio Barbosa, jornalista, produtor de eventos e membro do Conselho Municipal de Política Cultural, a inauguração do Centro de Convenções é uma excelente notícia, tanto para a produção de eventos no município, quanto para a produção cultural.
"Nós esperamos que o local não sirva só para os grandes eventos, mas sim para a produção local, principalmente, a que contempla os fazedores e fazedoras de cultura. A chegada desse utensílio público nos alegra muito na prospecção de novos eventos".
A empresária Telma Santos, proprietária da agência de viagens Encontre sua Viagem Alter do Chão, fala sobre a prospecção que a inauguração do Centro traz para Santaré. Segundo ela, o espaço promete ser mais um ponto de visitação e de atrativo para novos turistas.
"Como empreendedora eu vejo a inauguração do Centro de Convenções servindo com um potência muito grande de para o turismo local crescer. É um centro que está muito bem estruturado, muito bonito, trazendo vários turistas para conhecer e com isso aumentam as possibilidades de fazer turismo dentro da cidade".
Elizangila Dezincourt, realizadora de eventos culturais e turísticos diz que a inauguração do centro terá um grande impacto na geração de emprego e renda não só na cidade de Santarém, mas em toda a região.
"Todos os segmentos culturais irão usufruir desse espaço, trazendo mais atrativos para o município".
O secretário Estadual de Turismo, Eduardo Costa, vislumbra que não apenas Santarém, mas toda a região só tem a ganhar com a inauguração do Centro de Convenções Sebastião Tapajós.
"É um instrumento que será um grande indutor, já temos uma previsão de grandes eventos que pleiteiam ser realizados no Centro a partir do ano que vem, eventos esse culturais, artísticos e de negócios e tudo isso irá movimentar todos os trades relacionados ao turismo, desde o motorista de aplicativo até o dono do restaurante e do hotel, tudo isso gerando Receita para Santarém".
O secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, exaltou a inauguração do Centro de Convenções. Segundo Alaércio, a estrutura construída foi pensada e idealizada em uma parceria entrte a Prefeitura e o Governo do Estado.
"Hoje é um momento histórico com a concretização de um sonho, o sonho do Centro de Convenções que irá atrair mais turismo para região, e onde iremos crescer no turismo de eventos e negócios. Para o ano de 2024, já temos 4 agendas programadas entre elas a realização da Fita, a maior Feira de Turismo da região Norte que por 11 anos foi realizada em Belém e hoje, o Governo do Estado anunciou oficialmente a realização da Fita 2024 em Santarém. Isso vem coroar todo um trabalho da Secretaria Municipal de Turismo para que possamos colher os frutos desse empreendimento aqui em Santarém".