1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Turismo
  4. Reunião com BNDES traça estratégias para Região do Tapajós
Reunião com BNDES traça estratégias para Região do Tapajós Autor: Desconhecido

Reunião com BNDES traça estratégias para Região do Tapajós

Fernanda Rabelo
Publicado em - Atualizado
O encontro tratou do desenvolvimento turístico da região do Tapajós.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou na manhã desta sexta-feira (18), no CIAM, de uma reunião que tratou do desenvolvimento turístico da região do Tapajós. 

 

Na ocasião, estiveram presentes, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Turismo, Secretarias Estaduais de Turismo e Cultura, Secretarias Municipais de Turismo e Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Belterra, Associação Comercial Empresarial de Santarém (ACES), além do Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

 

Legenda da foto: A reunião aconteceu no auditório do CIAM. 


O Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Leonardo Caldas Aranhas, relatou que a reunião serviu para mostrar o interesse de uma parceria entre os governos estaduais, federais e municipais para o desenvolvimento integrado da Região do Tapajós. “A parte do BNDES é trabalhar com a assistência técnica para elaboração dos projetos relacionados a esse desenvolvimento e toda a cadeia de financiamento para o estado e todos os municípios envolvidos nas áreas relacionadas a infraestrutura tanto econômica como social, assim como financiamento a iniciativa privada que vai desenvolver o turismo na região do Tapajós” e finalizou dizendo que a reunião foi muito produtiva e espera que o plano turístico se desenvolva logo ao ano de 2022 e que até o final possam colher os resultados. 

 

Para o Secretário Estadual de Turismo, André Dias, essa reunião é o andamento de outras reuniões já realizadas em Santarém e Belterra, destacando que o Governador Hélder Barbalho sempre incentivou a busca de parcerias que venha agregar a economia e a atividade turística. “O ministério do Turismo e o BNDES já estiveram presentes várias vezes nos municípios e estamos dando continuidade nesse projeto de estruturação do nosso território para que seja criada cada vez mais emprego e renda nesse fluxo de turista que vem crescendo ano a ano no município de Santarém e na região de Belterra, sabemos que houve um enfraquecimento no turismo em razão da pandemia mas que já temos nos recuperados bastante e a meta é que até o final de 2022 nos igualemos as metas de 2019” concluiu André. 

Legenda da foto: Lembranças foram preparadas para os convidados. 

Já a Secretaria Estadual de Cultura, Ursula Vidal, relatou que entende que os turistas vem em busca de experiências e essas experiências são relatas pelas histórias de pessoas pela ancestralidade de um povo que está presente naquele lugar.“A Presença no BNDES hoje aqui com essa grande comitiva foi uma demonstração de que o governo federal está investindo recursos na região e estão entendendo o imenso potencial turístico daqui não só do Pará mas para todo o mundo mostrando a Amazônia como destino para viagens que vai além da beleza natural, que mostra pessoas que contam histórias e produzem artesanato, que tem uma culinária peculiar, então a Amazônia não é só uma mancha verde ela é uma história de ocupação humana milenar de sociedade extremamente complexa e que a modernidade vai se ocupando” falou Ursula. 

 

O Secretário de Turismo do Município, Alaércio Cardoso, falou que esse encontro fez parte de uma agenda que acontece desde o ano de 2020 com o Ministério do Turismo com o BNDES para que a gente possa estruturar o nosso destino turístico que é a região conhecida como Tapajós, alguns projetos já estão em andamento tanto através do Governo do Estado como do Governo Federal, agora a importância desse encontro foi trazer o BNDES que tem um papel muito importante que é o de financiar e infraestrutura turística tanto faz para o Governo quanto para a iniciativa privada. “Esse é o nosso objetivo trazer o BNDES aqui para trazer essa linha de crédito para que possamos ofertar para o Governo e para os empreendedores locais, aí com essa infraestrutura nós conseguiremos atrair investidores tanto nacionais quanto internacionais de hotéis, resorts, parques, de entretenimento, de cultura e de turismo esse é o nosso objetivo” informou o Gestor da Pasta do Turismo Santareno. 

 

O Prefeito de Santarém começou dando boas vindas ao BNDES e a equipe do governo estadual através de seus secretários presente. Continuou falando da importância para Santarém de ações conjuntas onde tem tudo para os projetos acontecerem de fato. “Nós precisamos continuar unindo forças pois quem ganha é Santarém, é a nossa população através dessa parceria e desse movimento, estou a disposição para trabalhar conjuntamente para alcançarmos as nossas metas dentro da Região do Tapajós” finalizou o Prefeito.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.