3. Turismo
  4. Pontos Turísticos de Santarém recebem visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição
Pontos Turísticos de Santarém recebem visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Autor: Desconhecido

Fernanda Rabelo
A imagem da padroeira dos católicos santarenos permanecerá nos pontos até o dia 12 de dezembro.

O Terminal Fluvial Turístico de Santarém (TFT) e o Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei, serão palco de amor e religiosidade nos próximos dias. Isso porque duas das 85 imagens peregrinas de Nossa Senhora da Conceição ficarão expostas para visitação do público.

As imagens peregrinas fazem parte da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos católicos santarenos e as visitas antecedem o círio que este ano tem como tema: Maria Imaculada, ensina-nos a caminhar em comunhão com a igreja.

Para o coordenador do TFT, Adelson Coelho, A presença da imagem no terminal significa muito para os cristãos e auxilia no fomento do turismo. “Contamos com a presença da Santa desde o ano passado e os lucros dos artesãos aumentaram no período que a mesma ficou no terminal. A imagem chama turistas nem que seja para tirar fotos e fazer visitação, além de abençoar nosso local de trabalho, emanando proteção para cada artesão aqui presente.”, comentou Adelson.

Os locais, pertencentes a Prefeitura de Santarém e administrados pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), recebem milhares de turistas por ano, pessoas que vêm de todos os cantos do Brasil e até de fora do país.

O coordenador do Cristo Rei, Janigoy Aguiar, diz que esse é um momento de renovação da fé na padroeira. “A presença da imagem transmite paz e bênçãos para todas as nossas famílias, estamos muito honrados com a presença da imagem. Esse é um momento de reflexão sobre como caminhamos com a nossa padroeira”, falou.

As visitas também fazem parte da programação de turismo religioso desenvolvida pela Semtur.

Amiraldo Santos, responsável pela entrega das imagens peregrinas nos pontos de Santarém, ressaltou que essa parceria entre a Prefeitura, meio da Semtur, com a Catedral Metropolitana de Santarém auxilia no estreitamento da espiritualidade do povo católico. “Estamos proporcionando momentos de espiritualidade em um momento de celebração com os artesãos, é uma oportunidade de suscitar a religiosidade dos turistas que visitam Santarém”, contou Amiraldo.