3. Turismo
  4. Prefeitura prepara Santarém para receber prova internacional de triathlon
Prefeitura prepara Santarém para receber prova internacional de triathlon Autor: Divulgação Semtur

Prefeitura prepara Santarém para receber prova internacional de triathlon

Fernanda Rabelo
A visita aconteceu no dia de ontem (02), na Resex Tapajós Arapiuns.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), integrou uma equipe composta pelo Projeto Saúde e Alegria; Conselho Comunitário de Alter do Chão; Tapajoara e representantes do Projeto Triatlo Internacional de Alter do Chão com a realização do The Race Against Time. Estiveram visitando o Centro Experimental Floresta Ativa- Cefa na Resex Tapajós Arapiuns com o objetivo de fazer o reconhecimento do território para saber no que o projeto pode ajudar as comunidades, evento esse que será realizado em fevereiro de 2025 em Alter do Chão, ano da Cop30 que será realizada em Belém.

Roger de Moraes, coordenador do Projeto Internacional de Triathlon de Alter do Chão fala que essa é uma iniciativa que vem sendo desenvolvida faz um tempo com a Prefeitura de Santarém contando com o apoio de ONGs como o Saúde e Alegria.

"Esperamos que seja um evento que irá reunir os 20 maiores atletas mundiais na modalidade de triathlon que promoverá o desenvolvimento socioambiental de forma sustentável”, falou.

Marilene, vice-presidente da Organização Tapajoara, falou da importância de estar participando dessa comitiva na visita à Resex Tapajós Arapiuns e disse também da expectativa  de levar esse projeto adiante.

"Nós enquanto Tapajoara, temos o dever de levar esse projeto em frente e é de suma importância esse apoio da Semtur no fomento do esporte e do turismo da nossa região”, disse.

Caetano Scannavino do Projeto Saúde e Alegria conta da soma de esforços e da importância de tal feito para a realização do evento, vislumbrando mais um sonho que é trazer o mundo esportivo internacional para Santarém, com a inserção do circuito mundial de triathlon para Alter do Chão em fevereiro de 2025.

“Estamos fazendo consultas para a realização do evento, desde o começo do ano ouvindo as comunidades para a solicitação de qualquer tipo de benfeitoria deixada com o legado do projeto na região, ouvindo os anseios das comunidades, como projetos relacionados a lixo, ao fomento do turismo, a implantação do ensino médio na região entre outras, estamos otimistas com a realização desse projeto em Alter do Chão deixando um legado positivo para nossa região explorada”, contou.

Neitiane Duarte, secretária do Conselho Comunitário de Alter do Chão, relata a participação do conselho na visita in loco.

"Estamos muito felizes e com uma grande expectativa para a realização do evento que irá acontecer em Alter do Chão, onde trará  benefícios para a região”, relatou.

Para finalizar o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, falou que recebeu com entusiasmo o convite do Projeto Saúde e Alegria para compor a comitiva que apresenta o projeto de Triathlon Internacional a ser realizado em fevereiro de 2025 em Alter do Chão e na Resex Tapajós Arapiuns. A  expectativa é muito boa ao representar a Prefeitura Municipal de Santarém e fazer o reconhecimento desse território, depois de algumas reuniões com o prefeito Nélio Aguiar e outras instituições envolvidas na realização do evento.

"Esses eventos são importantíssimos no que diz respeito ao fomento do turismo local, principalmente em ano da realização da COP30 em Belém onde será discutida a sustentabilidade da região. Estamos otimistas com o legado que o evento deixará em nossa região, ajudando no desenvolvimento socioambiental", finalizou.