3. Turismo
  4. Prefeitura participa de inauguração de ‘super computador’ na Ufopa
Prefeitura participa de inauguração de ‘super computador’ na Ufopa Autor: Desconhecido

Prefeitura participa de inauguração de ‘super computador’ na Ufopa

Fernanda Rabelo
O equipamento tem em torno de 1500 processadores, o que torna o processamento até 100 mil vezes mais rápido.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou na tarde desta sexta-feira (8), na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da inauguração da  analítica 3, chamada “Cluster”, um laboratório com super computadores, que permitem análise de dados para pesquisas de ponta.

Segundo o Professor e Editor de Pesquisa da Ufopa, Bruno Batista, esse projeto, custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), baseia-se em um ‘super computador’, que fará análises e aplicações de dados para meteorologia, climatologia e computação avançada.

Esse é o único ‘super computador’ em nossa região. Por meio dele, é possível conectar computadores do mundo inteiro, gerando poder no processamento de dados. “Hoje é um passo muito importante para pesquisa e inovação na nossa região, não só pela aquisição do equipamento, mas pela formatação de recursos humanos para trabalhar com esse computador de alto desempenho.”, disse Bruno.

O Secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, ressaltou a satisfação em participar de um momento histórico como esse. “É um equipamento que realmente vai ajudar a universidade, seus parceiros e a sociedade como um todo. E não falo só de Santarém, mas a nível global, colocando a Ufopa numa condição que pode realmente ajudar, pois se trata de uma Universidade no coração da Amazônia. Eu fico muito feliz, como secretário, de está representando o Prefeito Nélio e todo o governo em um momento como esse.” contou o gestor.