3. Turismo
  4. Santarém participa da Fita 2022 com estande que divulga seu potencial turístico
Santarém participa da  Fita 2022 com estande que divulga seu potencial turístico Autor: Agência Santarém

Santarém participa da Fita 2022 com estande que divulga seu potencial turístico

Fernanda Rabelo
Santarém recebe cerca de 25% dos turistas que visitam o Pará

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur),  participa da 10ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que iniciou nesta noite, 5, e segue até o dia 8 de maio, na Estação das Docas, em Belém. Com um estande mostrando as belezas naturais, a cerâmica e a gastronomia de Santarém, o município por sua vez foi escolhido pela Secretaria Estadual de Turismo como Destino Anfitrião de 2022 da Fita e com o slogan Santarém #vemquetem, que conta um pouco da história do povo mocorongo. O espaço irá mostrar toda a beleza e o potencial turístico da cidade para quem visitar a Feira.

A Fita tem o objetivo promover e integrar os destinos e atrativos turísticos da Amazônia, atraindo operadores de turismo e agentes de viagens nacionais e internacionais, o trade local, profissionais de comunicação e todos aqueles envolvidos com a cadeia de negócios e rede de prestação de serviços da atividade turística.

Santarém, o terceiro maior município do estado do Pará, que recebe cerca de 25% dos turistas que visitam o estado, tem muita história para contar. A cidade que possui mais de 100 quilômetros de praia de areias brancas e fofas e de águas cristalinas, de um povo hospitaleiro, de uma culinária ímpar com sabores exóticos e de uma cultura singular teve a honra de ter a praia de água doce mais linda do mundo e que foi escolhida como principal destino turístico brasileiro, que é Alter do Chão.

O Secretário Estadual de Turismo, André Dias, fala da realização da Feira. “Nossa perspectiva é gerar negócios, acelerando a retomada do turismo na região amazônica, compartilhando conhecimento que torne o nosso mercado mais competitivo, alavancando no cenário mundial de turismo”, falou André Dias.

Para o Prefeito Nélio Aguiar, a Fita tem uma importância muito grande em um momento muito especial, haja vista que acabamos de sair de uma pandemia, que causou enormes prejuízos na economia de Santarém.

"A nossa cultura consegue atrair bastante turistas, tendo uma diversidade grande de atrações, nós atraímos os turistas pelas belezas naturais, pela gastronomia e atraímos também pela realização do Çairé que é o maior evento cultural do norte do país”, destacou o prefeito Nélio.

O secretário municipal de Turismo, Alaércio Magalhães Cardoso, disse que é uma alegria Santarém ter sido escolhida como Destino Anfitrião da Fita, onde está podendo mostrar as belezas naturais do município.  "Esse é o nosso objetivo, escancarar portas para os turistas conhecem Santarém e seus encantos. A Fita acontece todos os anos em Belém e tem uma característica onde ela irá passar nos próximos 4 dias falando sobre o turismo na Amazônia legal e todos estão convidados a conhece Santarém”, finalizou Cardoso.