3. Turismo
Prefeitura incentiva realização do CineAlter Autor: Desconhecido

Prefeitura incentiva realização do CineAlter

Fernanda Rabelo
Evento ocorre de 03 a 06 de novembro na vila balneária de Alter do Chão.

A Prefeitura de Santarém participou da abertura da edição de 2022 do Festival de Cinema Latino Americano de Alter do Chão - CineAlter. Na ocasião, o Prefeito Nélio Aguiar foi representado pelo Secretário de Turismo, Alaércio Cardoso.

O evento é uma realização do Instituto Território das Artes (ITA) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), através de Termo de Fomento com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult/PA), com co-realização da Associação de Atores, Autores e Técnicos do Teatro de Santarém (ATAS).

De acordo com o diretor geral do festival, Raphael Ribeiro, o CineAlter impacta positivamente no turismo, aproveitando o circuito que já existe na Vila e intensificando a ida de pessoas de Santarém e outros municípios para apreciar a arte em Alter do Chão. “Nós incentivamos e colaboramos com a movimentação turística que, por sua vez, também fortalece todo o arranjo socioeconômico da Vila, especialmente nos arredores de onde acontece o CineAlter. A cultura caminha lado a lado com o turismo, quem visita Santarém, além dos atrativos turísticos, quer conhecer a cultura do povo, a gastronomia local, vivenciar a muísca, assim como outras linguagens artísticas.”, ressaltou.

Em 2021 o festival mobilizou 8 mil pessoas de forma presencial e 10 mil pessoas por transmissão on-line.

Para o Secretário de Turismo, o CineAlter é uma janela aberta para Santarém mostrar toda sua cultura e ancestralidade. “É uma oportunidade que o turismo tem de caminhar ainda mais com a cultura e a gastronomia, que são pilares importantíssimos. É uma promoção das nossas belezas naturais e das nossas tradicionalidades para o Brasil inteiro.”, pontuou Alaércio.

Ao todo, 789 produções foram inscritas, oriundas de 21 países da América Latina e de outros continentes. Desses projetos, 38 foram selecionados e outros 4 foram convidados, resultando num total de 42 filmes exibidos na grande tela. A escolha se deu através de uma curadoria profissionalizada, com uma diversidade de olhares sobre as produções.