A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou na tarde desta sexta-feira (11), no Centro de Artesanato Cristo Rei, o encerramento da semana do Seminário de Turismo.
Na ocasião, foi realizada uma dinâmica denominada “Café Com Números”, executado pela Semtur em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O Café Com Números é um espaço democrático de expressão de força e presença dos municípios paraenses no cenário do turismo regional, com a exposição das belezas naturais, cultura, gastronomia e números que expressam a força dessa atividade no cenário econômico local e regional. É um espaço de apresentação de painéis e intervenções dos municípios.
Legenda da foto: A culinária foi um dos pontos tratados durante o seminário.
Óbidos foi uma das cidades participantes da semana do seminário. De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo do município, Wilma Lúcia Silva, com a demonstração dos indicadores de turismo do Pará e em especial da nossa região, foi percebido que o cenário não está muito favorável à retomada do turismo. “Nós temos que ser persistentes, perseverantes e acreditar, fazendo com que os nossos empreendedores turísticos trabalhem para superar essa crise e após essa semana de curso nós estamos otimistas com o retorno do turismo” contou a Secretária, que lembrou do carro chefe do turismo no município de Óbidos é o Turismo Histórico Cultural e o Imaterial, com o famoso carnaval do Mascarado Fobó.
O Gerente de Estudos e Pesquisa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Admilson Alcântara, contou que a através da parceria com a Semtur, os municípios da região do Tapajós e do Baixo Amazonas discutiram mais uma vez o eixo descentralizado do Projeto de Regionalização do Estado do Pará. E a partir daí se pode conversar sobre as diretrizes turísticas nacionais, estando num momento onde foi reunido a gastronomia, as belezas naturais, a cultura e os número, porque turismo também são números. Esse é um projeto piloto no Pará e Santarém foi agraciada pela escolha de sediar o seminário. “O Café Com Números é um espaço democrático onde os municípios podem expressar o seu potencial turístico e essa é a força de um turismo que movimenta cerca de 1 milhão de turistas ao ano injetando aproximadamente 700 milhões de reais na economia local e empregando cerca de 52 mil trabalhadores, o turismo é uma economia forte”, finalizou Admilson.
Legenda da foto: A programação foi encerrada embalada pelo carimbó.
Para o Secretário Municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, o evento é um inventário turístico do estado do Pará, especialmente para Santarém, onde estamos observando os números durante toda essa semana de seminário e após será voltado para o planejamento da Secretaria de Turismo para o ano de 2022. “A semana de seminário foi muito produtiva onde vimos os números apresentados pelo Dieese e pela Setur da do uma projeção do turismo para o próximo ano, provavelmente mexeremos no nosso planejamento para adequarmos dentro dessa projeção a retomada do turismo local” disse o gestor da pasta.