3. Turismo
  4. Prefeitura de Santarém encerra curso de manipulação de alimentos
Prefeitura de Santarém encerra curso de manipulação de alimentos Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém encerra curso de manipulação de alimentos

Fernanda Rabelo
Cerca de 20 profissionais, que já atuam com o turismo na região, foram capacitados.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), encerrou nesta quinta-feira (24), no hotel Barrudada, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos.

capacitação contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e teve o objetivo de qualificar o público que trabalha com turístico, em especial os que fazem a comercialização de alimentos, a fim de melhorar a prestação de serviços aos turistas.

Para Vanderleia Martins Costa, que trabalha com passeios turísticos oferecendo café da manhã nas dependências dos barcos, essa capacitação vai ajudar a desenvolver um trabalho adequado às novas práticas de higiene, melhorando a qualidade do serviço. “É sempre muito gratificante ter a oportunidade de participar de cursos oferecidos pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo. Gratidão pela oportunidade de nos aperfeiçoar na manipulação de alimentos”, frisou Vanderleia.

A Chefe de Seção de Qualificação e Logística da Semtur, responsável pela organização do curso, Denise Ferreira Albuquerque, frisou que oferta de cursos voltados para o turismo está inserida no planejamento de 2022. “Esperamos que esses profissionais se aperfeiçoem com o conteúdo assimilado no curso, para a prática de suas atividades no cotidiano, reduzindo assim o risco de doenças que estão associadas ao consumo de alimentos e higiene, ainda mais nesse período que estamos vivendo de pandemia, é uma forma também de prevenção contra a covid”, pontuou Denise.

O instrutor Joilson Moura Dutra, destacou que a capacitação se deu de forma ampla, ensinando quem trabalha na área, desde a aquisição do alimento até a entrega ao turista. “Nós somos sabedores que os alimentos são fontes de doença e para que nós possamos fazer um trabalho com excelência na manipulação de alimentos” concluiu o instrutor.

Para o gestor da pasta do Turismo municipal, Secretário Alaércio Cardoso, o curso de manipulação de alimentos é muito importante, pois capacita pessoas que já empreendem ou trabalham com o turismo no comércio local. “Esse é um curso muito requisitado e temos feito a qualificação nesse sentido.  Vamos continuar com esse trabalho de qualificação dentro do município de Santarém”, finalizou Cardoso.