3. Turismo
  4. Festival da Piracaia em Tapará Miri abre 1ª edição do Projeto Comida Beira do Rio
Festival da Piracaia em Tapará Miri abre 1ª edição do Projeto Comida Beira do Rio Autor: Agência Santarém

Fernanda Rabelo
Projeto busca evidenciar turismo de base comunitária durante a cheia dos rios

Evidenciar as comidas típicas da região de várzea de Santarém é o propósito do Projeto Comida Beira do Rio, que realizou a 1ª edição no domingo, 11, com o Festival da Piracaia na comunidade de Tapará Miri. O projeto é parte das propostas do atual governo para fomentar o turismo de base comunitária na baixa temporada quando ocorre, na região, o fenômeno das cheias dos rios. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

O Festival da Piracaia foi organizado pela Prefeitura em parceria com a Coordenação da Igreja Católica e a Associação de Moradores de Tapará Miri. Na ocasião também foi inaugurado o Centro de Eventos Comunitários.

O evento atraiu comunitários de outras regiões e também turistas, à exemplo de Claudia Lima natural de Minas Gerais. “O festival é excelente para divulgar o turismo da região e mostrar a cultura dos comunitários. Para mim está sendo muito bom, é a primeira vez que participo de um festival como esse que impulsiona o turismo regional”.

O vice-presidente da Associação de Moradores de Tapará-Miri, Juvenal de Sousa Miri, coordenou o Festival e  comentou sobre a importância da parceria entre as comunidades e a Prefeitura de Santarém. “Essa parceria é essencial para alavancar o potencial turístico que temos em nossa comunidade e mostrar nossa cultura para o mundo. Além de tudo, é uma excelente oportunidade renda que movimenta a economia local. Precisamos de mais projetos como este que valorizam nossas origens.”

O gestor da pasta do Turismo santareno, Alaércio Cardoso, salientou que o Comida Beira do Rio está inserido no planejamento da Semtur através das propostas de governo do Prefeito Nélio Aguiar para o turismo santareno. “O objetivo do projeto é a construção de um legado com as comunidades para que a partir daí eles possam executá-los sozinhos, além de ser um atrativo a mais para os turistas e visitantes”.

Mais sobre o Projeto Comida Beira do Rio

A região de várzea tem um enorme potencial turístico a ser explorado e para valorizar os costumes, tradições e cultura alimentar dessas comunidades criou-se o Projeto Comida Beira do Rio, uma iniciativa do Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. O projeto visa valorizar, apoiar e promover os atrativos turísticos no período da baixa temporada, quando ocorre a cheia dos rios.

O Projeto é uma alternativa para combater a sazonalidade do turismo e possibilitar a participação maciça das comunidades com a valorização da cultura regional de cada lugar, haja vista que a gastronomia é um importante veículo para aumentar a oferta turística de um local.

A cada edição o Projeto terá um nome referente a gastronomia popular da comunidade.

Confira mais fotos do Festival da Piracaia