3. Turismo
  4. Prefeitura de Santarém participa da 4ª Frente Parlamentar dos Municípios do Mato Grosso e Pará
Prefeitura de Santarém participa da 4ª Frente Parlamentar dos Municípios do Mato Grosso e Pará Autor: Ascom Semtur

Fernanda Rabelo
O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de abril.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou nos dias 27 e 28 de abril da 4ª Frente Parlamentar dos Municípios do Mato Grosso e Pará. O evento aconteceu no auditório do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e no Plenário Benedito Magalhães da Câmara de Vereadores de Santarém. A mesa foi composta por: Adriana Manfroi, presidente da Frente Parlamentar; Alexandre Chaves- presidente da Aces; Poliana Costa, vereadora de Trairão; Thiago Maciel, vereador de Itaituba; Vanderlei Paulo, vereador de Sorriso (MT) e Gelson Dill, prefeito de Novo Progresso.

A Frente Parlamentar engloba cerca de 26 Câmaras de Vereadores dos municípios de Mato Grosso e Pará e discute temas como a BR 163; a implantação da Ferrogrão; regularização fundiária e dos garimpos; produção com sustentabilidade ambiental; vulnerabilidade ambiental e tecnológica e comunicação. A abertura que aconteceu na noite do dia 27 de abril, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, participou da mesa de autoridades.

"Esse evento representa o fortalecimento e união dos municípios, que lutam em prol do desenvolvimento e avanços dos dois estados", ressaltou Nélio.

A presidente da Frente Parlamentar, Adriana Monfroi, informou que a Frente existe desde 2021 e esse encontro é o de número quatro. A escolha de Santarém como sede do evento se deu em comum acordo com todos os municípios que participam da Frente, pelo fato de o município ser composto por vários órgãos da tangência estadual e federal, com uma interação política grande.

"Estamos discutindo temas importantes para esses dois estados para que possamos, dentro da legalidade, avançarmos economicamente, socialmente e produtivamente. O objetivo da Frente Parlamentar é juntar forças políticas em torno da resolução dos principais problemas que os estados enfrentam e que travam o desenvolvimento. A regularização fundiária, a demora na emissão dos títulos definitivos de terras, a questão garimpeira onde queremos que seja tudo dentro da legalidade. É um diálogo para que se possa fazer de forma correta e que possamos crescer economicamente dentro do que é possível ser feito", disse a presidente.

Vários painéis com explanações foram criados. Com uma temática voltada ao turismo, interligando os estados do Mato Grosso e Pará, o secretário da pasta, Alaércio Cardoso, palestrou e disse que Santarém se sente honrada em receber a Frente Parlamentar de Vereadores do Estado do Mato Grosso e Pará

"É uma iniciativa louvável, pois colocou na mesma Mesa os mesmo problemas e desafios dos estados em uma vertente. Tive a honra de falar sobre o turismo de Santarém regional e com uma expansão para o estado do Mato Grosso. Em fevereiro, estivemos em visita ao município de Cuiabá dentre outros municípios visitados no eixo da BR 163. A nossa ideia foi a proposta de um projeto que interliga esses dois municípios dentro de uma caravana de turismo, de onde sairemos de Santarém fazendo intercâmbio em cinco municípios, sendo eles: Itaituba e Novo Progresso no Pará, Sinop, Sorriso e Cuiabá no Mato Grosso. Os parlamentares receberam com entusiasmo esse projeto dessa envergadura, tendo em vista que no norte do Mato Grosso os turistas admiram muito as belezas naturais que o Pará e nossa região têm", finalizou o secretário.