Representantes da Prefeitura de Santarém e de entidades do setor produtivo visitaram, na tarde dessa terça-feira (07), as obras do futuro Centro de Convenções, localizado na estrada que dá acesso ao Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca. O objetivo da visita, segundo o secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, foi o de verificar o espaço, cujas obras alcançaram 70% de execução, para a retomada da Feira Tapajós Negócios, realizada pela primeira vez em 2014, que reúne o setor empresarial e o setor produtivo. Estiveram presentes, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Alberto Oliveira, e integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), o presidente Alexandre Chaves, os diretores Walter Durães, Gilmar Pastana, Getúlio Serique, Erik Parente e Reginaldo Ávila, além da gerente administrativa, Marilene Omena.
A Feira Tapajós Negócios tem como objetivo contribuir com o processo de desenvolvimento econômico no oeste paraense, através de um maior impulso nas vendas, divulgação de produtos, novas redes de relacionamento e ampliação de mercados para empresas locais, tendo como proposta gerar negócios.
O presidente da ACES, Alexandre Chaves, informou que a visita ao Centro de Convenções serviu para verificar o status da obra. Na ocasião, o engenheiro responsável, Edilson Pimentel, mostrou os avanços na estrutura física do espaço. "Agora temos a questão de equipamentos, mas isso é uma outra etapa. Iremos fazer um planejamento prévio para a realização da feira no espaço, com data em aberto, e pensar em um plano B para o local", informou Alexandre.
O Presidente da Faciapa, Alberto Oliveira, relatou que o equipamento já vinha sendo solicitado a bastante tempo dos governos estadual e municipal pela comunidade empresarial de Santarém e que, finalmente, está se materializando.
"Certamente, o Centro de Convenções vai atrair bastante investimento e não, apenas, o turismo de negócios, mas o turismo de uma forma geral será fortalecido com a entrega do equipamento. O governo do Estado está de parabéns pela execução da obra, temos num planejamento a realização de uma feira em parceria com a Faciapa, ACES e Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Turismo. A proposta é trazer vários investidores para se consolidar em Santarém e realizá-la no Centro de Convenções", detalhou Alberto.
Edilson Pimentel, engenheiro responsável pela obra de edificação do Centro de Convenções, contou que é uma honra poder apresentar a obra de um equipamento tão benéfico ao município.
"É uma obra difícil, que requer muita competência e muita experiência para entregar para nossa cidade. Nós temos um corpo de engenharia grande e competente para a execução da obra é já estamos com 70% concluída, tendo sua parte civil prestes a ser finalizada, dependendo de instalações e da parte externa. Nós estamos produzindo dentro do nosso prazo e ao final, Santarém receberá um equipamento que só vem somar com o crescimento da nossa cidade", argumentou o engenheiro.
O secretário de Turismo informou que o objetivo é realizar a feira de empreendedorismo, no segundo semestre de 2023. "A ideia é que a exposição seja realizada já no Centro de Convenções. É o nosso trabalho fortalecer a cadeia do turismo, com o uso de um equipamento público tão importante como o Centro de Convenções. Aqui, teremos o fomento do turismo de eventos com feiras, exposições e grandes negócios. Esta é uma tratativa realizada entre Semtur, ACES e Faciapa e estivemos nesta visita técnica para ver as instalações e conhecer o processo de construção e como está o cronograma da obra. A expectativa é que seja inaugurada ainda no primeiro semestre. Nós estamos projetando grandes eventos ainda para 2023 e para 2024 e ficamos com essa expectativa da conclusão", finalizou Alaércio.