3. Turismo
  4. Prefeitura de Santarém e Colônia de Pescadores Z-20 realizam assembleia ordinária
Prefeitura de Santarém e Colônia de Pescadores Z-20 realizam assembleia ordinária Autor: Desconhecido

Fernanda Rabelo
Assembleia reúne todos os núcleos de base e pescadores para a aprovação de contas da instituição

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Colônia de Pescadores Z-20 realizaram na manhã de quarta-feira (29), na sede do Sindicato Rural (Sirsan), a assembleia ordinária anual que tem como objetivo prestar contas financeira e sindical da instituição de pescadores, reunindo todos os núcleos de base e associados além de confraternizar com os envolvidos.

Para a presidente do Conselho de Pesca da região do Ituqui, Nilzete Santos, esse é um momento de grande satisfação, pois após dois anos de pandemia puderam estar reunidos novamente para apoiar e buscar parcerias entre as empresas públicas e privadas para a categoria de pescadores. “A assembleia serve para que a classe possa ficar por dentro do que acontece na instituição e também para buscarem direitos e também exercer seus deveres enquanto pescadores”.

O representante do Conselho Fiscal da Z-20 e pescador, Aldeci Dias, comentou que o momento é oportuno para retomar a jornada de trabalho e definir pontos e montar estratégias de organização sindical, além do fortalecimento da classe. “É muito prazeroso participar, daqui saem encaminhamentos e parcerias com o governo e é super importante a participação do governo neste grande evento.”

O diretor de relações públicas da Z-20, Raimundo Amarildo, disse que a assembleia ocorreu em ritmo acelerado além da expectativa enorme para a prestação de contas da instituição. “Nesse primeiro momento houve apresentações e estamos ansiosos para a parte da prestação de contas da instituição o qual é uma das partes mais importantes da assembleia onde há a votação de contas prestadas, podendo ser aprovadas ou reprovadas, além da expectativa da procissão fluvial”.

Para o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, a parte da procissão fluvial está dentro do planejamento da Secretaria de Turismo no que diz respeito ao turismo religioso. “As festividades de São Pedro tem a finalidade de trazer turistas e visitantes de outros municípios e estados, pois é uma festa muito tradicional. Desta forma, a Semtur está dando total apoio a Colônia de Pescadores Z-20 nessa festividade e também na programação que a colônia de pescadores tem. Venho aqui parabenizar a Colônia de Pescadores por todas as lutas nesses 102 anos de fundação, onde a união dos pescadores foi o pilar, que foram mais fortes ainda após virem de dois anos de pandemia onde o setor pesqueiro foi muito atingido”, argumentou Cardoso.

O gestor municipal, prefeito Nélio Aguiar,  ressaltou que o encontro permite alinhar ações para a região de rios com equipamentos públicos essenciais para os pescadores, como escolas e Unidades Básicas de Saúde para atender a demanda ribeirinha.

“No nosso mandato levamos pela primeira vez o serviço de assistência social para a várzea, no auge da pandemia levamos médicos, remédios e vacinas para toda essa população, e agradeço a confiança de vocês e o que eu tenho que fazer é continuar trabalhando muito para atender as demandas de vocês”, pontuou Aguiar.