3. Turismo
  4. Prefeitura capacita 23 pessoas no curso de garçom e garçonete
Prefeitura capacita 23 pessoas no curso de garçom e garçonete Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Prefeitura capacita 23 pessoas no curso de garçom e garçonete

Fernanda Rabelo
O curso iniciou no último dia 05 e se estendeu até o dia 19 e contou, também, com aulas práticas.

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou nessa terça-feira (19), a certificação de 23 pessoas no curso de garçom e garçonete. Essa é uma parceria entre o município e o estado, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e o Senac, que cedeu toda a parte logística e de professores para a realização do curso. A iniciativa é parte do compromisso da Prefeitura de Santarém em oferecer capacitação profissional e fomentar a geração de empregos.

Denise Diniz Miranda, Gerente do CEP Santarém do Senac, contou que o curso é resultado de um acordo técnico grandioso entre o Ministério do Turismo, entre o Senac e o Sesc. Segundo ela, esse acordo prevê não só a realização de capacitações, mas apoio institucional em eventos.

"Nós, enquanto Senac, ficamos muito honrados em participar desse acordo técnico entre os governos estadual e municipal, respeitando o que de melhor o Senac faz que é a qualificação profissional na prestação de serviços. Agradecemos ao secretário Alaércio por esssa parceria".

Antônio Pinheiro, assistente de Gestão em Turismo da Setur, explicou que o acordo técnico é uma nova parceria entre os governos federal, estadual e municipal que vai ajudar a alavancar esse novo período que o estado está passando, em preparação à COP30.

"Com esse curso, estamos capacitando 23 pessoas que podem ser inseridos no mercado de trabalho e fortalecendo, também, a gastronomia local. Gostaríamos de agradecer, também, ao proprietário da Churrascaria Boi Gordo, Raimundo Almeida, por nos ter cedido o espaço da churrascaria para uma aula prática".

Mairla Fernandes, empreendedora e uma das capacitadas com o curso, afirmou que o curso foi um sucesso e parabenizou tanto o Senac, quanto a Semtur e Setur pela realização.

"Foi muito gratificante. Foram 10 dias de curso onde podemos aprender de tudo, desde tirar um pedido, até conhecer rótulo de vinho. Vim fazer o curso com a finalidade de aperfeiçoamento correto aos meus funcionários. Hoje eu sei como recepcionar meus clientes, pois recebi treinamento adequado", disse.

Para o secretário de Turismo, Alaércio Cardoso, é uma honra entregar para a sociedade e para o mercado de trabalho 23 pessoas qualificadas para exercer a função de garçom e garçonete.

"Estamos  comprometidos em capacitar com excelência, profissionais para atuarem na cadeia do turismo, impulsionando a Receita Municipal e recepcionando muito bem nossos turistas e visitantes. Hoje, Santarém emprega mais de 1.300 pessoas neste segmento de restaurantes, bares e afins. Assim queremos gerar novos empregos. Nossa missão é desenvolver, qualificar e promover os destinos e assim estamos qualificando o ano inteiro".