A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), promoveu importantes ações voltadas para a gestão do setor. Desde a última segunda-feira, 7, Santarém e Alter do Chão sediaram importantes encontros, como Oficina de Identificação de Roteiros Turísticos, capacitação para técnicos e servidores, curso de técnicas de camareira e meios de hospedagem, curso de técnicas de garçom e garçonete, além do acompanhamento de técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Ministério do Turismo para o fortalemento do Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, que garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.
A semana começou na vila balneária de Alter do Chão, com a Oficina de Identificação de Roteiros Turísticos, no salão da Igreja Nossa Senhora da Saúde, direcionada aos guias de turismo, agências de turismos, agências de receptivos, condutores de lanchas e outros interessados.

"Esta oficina teve o objetivo de identificar os roteiros turísticos mais procurados, além de prospectar novos roteiros para o inverno e o verão", explica o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio.
Capacitações
A Semtur também promoveu o curso de técnicas de camareira e meios de hospedagem, com carga horária de 20h, dividido em teoria e prática. A parte téorica foi realizada na Semtur e a parte prática aconteceu no Hotel Prático.

Na praia do Maracanã ocorreu o curso de técnicas de garçom e garçonete, com 20 vagas preenchidas e carga horária de 15h. Esta capacitação ocorreu no Restaurante Tasca do Gugu e foi dirigido aos atendentes de mesas de bares, restaurantes e lanchonetes do bairro Maracanã e entorno.

Também durante esta semana, técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Semtur) e do Ministério do Turismo estiveram em Santarém para fazer um trabalho específico de fortalecimento do Cadastur, uma ferramenta que legitima as ações dos empreendimentos e prestadores de serviços turísticos.

"Como acréscimo, vieram tratar das novidades quanto ao Fundo Geral do Turismo [Fungetur], que em ano de COP 30 tem notícias relativas à captação de recursos juntos ao setor turístico. Tivemos eventos para os empresários do setor em Santarém e Alter do Chão com a participação de muitos interessados", informou Emanuel.