Localizada na comunidade Santa Maria, região do Eixo Forte, a cerca de 12 km do centro de Santarém, a fábrica de chocolates Amazoniere é um exemplo de como o empreendedorismo local pode movimentar a economia, gerar empregos e fortalecer o turismo na região. Com produção artesanal e uso de ingredientes típicos da Amazônia, a marca já alcança mercados fora do Estado do Pará e tem seus produtos disponíveis em locais estratégicos da cidade, como o Centro de Artesanato do Tapajós - Cristo Rei, o Rio Tapajós Shopping e o Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), visitou a fábrica com o objetivo de valorizar iniciativas que integram o turismo sustentável e a economia criativa, setor que cresce junto ao aumento do interesse por experiências autênticas na região amazônica.
“Essa fábrica gera renda para o município e está muito ligada ao turismo, porque seus produtos estão nos principais atrativos da cidade. O Pará é o maior produtor de chocolate do Brasil e, mesmo sem cultivar cacau, Santarém mostra sua força com a Amazoniere, que une produção local e identidade amazônica”, destacou o secretário municipal de Turismo, Emanuel Julio Leite.
Fundada por Aládia Araújo, a Amazoniere oferece quatro sabores de bombons — cupuaçu, castanha, açaí e brigadeiro — além de brownies, gotas de cupuaçu, jujubas, biscoitos de castanha e o tradicional Monteiro Lopes.
A produção privilegia o uso de ingredientes comprados diretamente de comunidades da região. A polpa de cupuaçu, por exemplo, é adquirida de produtores de Boté e Monte Alegre. Já a castanha-do-pará, atualmente mais escassa por causa da seca, vem de fornecedores de Óbidos e Belterra.
“O plantador que tem seus pés de cupuaçu sabe que tem pra quem vender. Isso garante a preservação das árvores e gera renda. A maioria das pessoas que trabalha comigo mora aqui mesmo na comunidade”, explica Aládia.
Geração de renda e protagonismo local
Além de impulsionar a economia, a Amazoniere gera impacto social direto. A empresa começou com Aládia e Silvia Lobato, que hoje é chefe de produção e mora na comunidade Santa Maria. Atualmente, são 10 funcionários na produção e outros 6 no quiosque, todos moradores locais.
“Eu trabalho aqui há nove anos. É mais tranquilo do que ter que sair pra trabalhar longe. A gente tem um bom ambiente, e todo mundo é da comunidade Santa Maria. Me sinto honrada de fazer parte dessa história”, afirma Silvia, que antes trabalhava como doméstica e aprendeu na fábrica a fazer bombons, jujubas e outros doces da Amazônia.
Expansão além do Pará
Os produtos da Amazoniere já são comercializados em cidades como Manaus, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de municípios do interior do Pará. A meta para o próximo ano é dobrar as vendas no atacado e expandir para novos estados. A empresa também estuda novas linhas de produtos com ingredientes da região para diversificar ainda mais seu portfólio.