3. Turismo
Empossados novos membros do Conselho Municipal de Turismo Autor: Desconhecido

Empossados novos membros do Conselho Municipal de Turismo

Alanda Matos
Comtur tem como competência alinhar estratégias e ações que impulsionem o setor turístico da região

Autoria: Alanda Matos

Os novos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Santarém tomaram posse na manhã desta quarta-feira (4), em uma cerimônia realizada no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam). Os empossados vão atuar no biênio 2021/2023 e ficam responsáveis por alinhar estratégias e ações que impulsionem o setor turístico da região.

A solenidade foi transmitida online e contou com poucos presentes em obediência aos protocolos de segurança e de distanciamento social. Representando o prefeito Nélio Aguiar esteve o secretário municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira; representando o presidente da Câmara de Vereadores Ronan Liberal Jr. esteve o vereador Erasmo Maia; a ex-presidente do Comtur, Erbene Costa e o secretário municipal de Turismo Alaércio Cardoso.

Autoridades que compuseram a mesa.

Para a presidência dos próximos dois anos foi eleito o titular da pasta de Turismo em Santarém, Alaércio Cardoso, que na ocasião mencionou os desafios que o Conselho terá para impulsionar novamente o turismo da região haja vista os impactos sofridos com a pandemia da covid-19.

“Temos o grande desafio, tanto no setor público quanto no privado, de retomar a economia. O segmento turístico foi bastante afetado, mas ele tem um poder de reação muito grande e já se reergue fortemente. Temos como exemplo Alter do Chão em que a procura por hotéis e pousadas aumentou 200% em reflexo ao avanço da vacinação no nosso município. Nosso planejamento a partir de agora, é identificar os gargalos e atuar em cima deles para que possamos retomar o mais rápido possível nossa economia. Vamos marcar esses próximos dois anos com o impulsionamento do turismo em Santarém e toda região”, argumentou Alaércio.

Presidente do Comtur, Alaércio Cardoso (em pé) durante pronunciamento na cerimônia de posse

Para a ex-presidente do Comtur é preciso seguir com novos representantes para promover o crescimento e desenvolvimento do turismo. “Antes da pandemia, o cenário turístico para Santarém era o mais favorável possível. Nossa cidade era um dos principais destinos turísticos e diversas ações eram favoráveis, mas infelizmente essa situação chegou e todos fomos impactados já que o turismo é uma atividade que envolve a integração de pessoas. No entanto, esse contexto está gradualmente mudando e precisamos colocar à frente representantes que alinhem estratégias fazendo-se, portanto, essencial a atuação do Comtur.”

O Grupo Bailado de Carimbó encerrou a solenidade com uma apresentação de dança no ritmo regional.

Sobre o Comtur

O Comtur foi instituído pela Lei municipal nº 18.515 de 14 de dezembro de 2010. É um órgão com funções consultivas, normativas, fiscalizadoras e deliberativas. É constituído por quinze membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes governamentais e não-governamentais que tem como competência as questões referentes ao desenvolvimento turístico do município, promovendo a difusão e o incentivo turístico.

Foram empossados para o biênio 2021/2023

1. Representante do Poder Público - Secretaria Municipal de Turismo – Semtur

Titular: Alaércio Magalhães Cardoso - Presidente

Suplente: Rivelino Mota – 1º secretário