Condutores de ecoturistas participam desde segunda-feira, 24, do Projeto ‘Bora Passarinhar”, em Alter do Chão. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), visando capacitar os condutores de ecoturismo, guias turísticos e profissionais que atuam no setor de turismo e conservação ambiental.
O professor Edson Varga Lopes, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), explicou que o a observação de aves é bastante difundida em inúmeros países. “Fora do país, esse trabalho é realizado com mais frequência. Aqui nós temos um potencial muito grande e Santarém tem potencial pra se tornar potencial mundial, por conta de suas belezas naturais. Esse curso é importante para o turismo, porque precisamos de profissionais capacitados”, destacou.
A Semtur realiza capacitações e cursos voltados para qualidade no atendimento e em potencializar o turismo local. “Nossa equipe realiza várias ações em prol do nosso turismo. O Projeto ‘Bora Passarinhar’ é um exemplo disso. Estamos levando para as pessoas que trabalham com o turismo, mais um curso, a observação de pássaros. Muitos turistas buscam isso e adoram contemplar as nossas belezas naturais. O curso encerra sexta-feira, 28, mas o conhecimento adquirido para cada turista que buscar esse serviço”, ressaltou o titular da Semtur, Emanuel Júlio.