O Ministério do Turismo anunciou neste sábado (20), durante o Sairé, que Alter do Chão, em Santarém (PA), será a sede do Fórum Mundial do Turismo Gastronômico em fevereiro de 2026. O anúncio foi feito pelo ministro Celso Sabino, no Camarote do MTur, no Lago dos Botos, reforçando o compromisso do Governo Federal em integrar gastronomia e turismo como estratégia de desenvolvimento sustentável.
Segundo o ministro Celso Sabino, o Brasil venceu a eleição interna da ONU Turismo para sediar o evento.
“Este ano, o fórum acontece em uma cidade do Chile. No próximo ano, graças à indicação do Ministério do Turismo, Alter do Chão será palco desse encontro mundial, colocando Santarém em evidência no cenário internacional”, destacou.
O renomado chef paraense Saulo Jennings, primeiro Embaixador Gastronômico da ONU Turismo, destacou a força e a relevância da gastronomia amazônica.
“A nossa culinária é alta gastronomia, e podemos afirmar isso com orgulho. Mas ela também é parte de uma cadeia econômica que, muitas vezes, não enxergamos de imediato. São centenas, milhares de famílias que produzem os alimentos que dão vida a essa culinária. O que chega à mesa envolve o trabalho de quem planta, pesca, extrai e valoriza a nossa cultura alimentar.”
O Fórum Mundial do Turismo Gastronômico da ONU, em 2026, terá painéis, experiências gastronômicas e debates sobre inovação e sustentabilidade, reforçando a estratégia do Brasil de unir turismo, cultura e desenvolvimento regional e projetando a Amazônia no mapa global do turismo gastronômico.
“É uma grande notícia para o turismo da nossa região. O anúncio coloca Santarém e Alter do Chão em um patamar diferenciado, aumentando a responsabilidade do poder público e a visibilidade do destino. Em fevereiro de 2026, receberemos grandes chefs internacionais, que terão contato direto com nossa riqueza gastronômica e com os atrativos naturais e culturais da Amazônia. Será um momento de troca de experiências que valoriza ainda mais a nossa identidade e potencial turístico”, afirmou, o secretário municipal de Turismo de Santarém, Emanuel Júlio Leite.