3. Turismo
  4. Alter do Chão é eleita o ‘Melhor Destino Turístico Nacional’
Alter do Chão é eleita o ‘Melhor Destino Turístico Nacional’ Autor: Agência Santarém

Alter do Chão é eleita o ‘Melhor Destino Turístico Nacional’

Neysle Magalhães
Conquista foi registrada pelo Prêmio UPIS de Turismo

O Distrito de Alter do Chão, palco de uma das praias mais bonitas do Brasil, foi eleito o 'Melhor Destino Turístico Nacional 2021' pelo Prêmio UPIS de Turismo. A conquista foi registrada nesta última segunda-feira (27), durante a premiação que ocorreu em Brasília, no Distrito Federal, e foi transmitida online para as demais cidades.

Em votação aberta, Alter do Chão venceu com 97,55% dos votos. Na segunda colocação ficou a Chapada Diamantina, na Bahia, com 1,48% dos votos, e na terceira posição, Jalapão, no Tocantins, com 0,99%.

Alter do Chão encanta por seu povo, cultura, culinária e, principalmente, por sua riqueza natural. Banhada pelo Rio Tapajós, a Vila Balneária esbanja beleza e atrativos tanto na época da cheia dos rios quanto na 'seca'. No período da cheia, as florestas submersas convidam a um passeio ecológico e na época da vazante, uma ponta de areia se forma no meio do rio dando espaço a 'Ilha do Amor' que atrai turistas do mundo todo e é um dos principais cartões postais de Santarém.

Legenda da foto: Ilha do amor no período de descida do rio

Como ressalta o UPIS, Alter do Chão é um dos distritos administrativos do município de Santarém, no oeste do Pará. Com cerca de 6 mil habitantes. Está localizado na margem direita do Rio Tapajós, distante da cidade cerca de 37 quilômetros, tendo como principal acesso a rodovia Everaldo Martins.

Esta não é a primeira vez que Alter do Chão se destaca em âmbito nacional e Internacional. Em 2009, o jornal inglês "The Guardian" elegeu Alter do Chão como uma das mais belas praias do Brasil. No final de 2018, a vila de Alter do Chão foi eleita pelo caderno ‘Viagem’ do jornal O Estado de São Paulo como um dos 10 melhores destinos para visitar em 2019.

Legenda da foto: Em setembro, Alter do Chão é palco do Çairé, a manifestação cultural mais antiga da região Norte

E em 2019, foi eleita a número um em destinos nacionais mais procurados para 2020, título dado pelo metabuscador de voos e hotéis líder na América Latina, o Viaja lá. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, todos os setores foram afetados, em especial, o turismo. Com o avanço da vacinação e a estabilidade da onda do vírus, medidas de flexibilização foram adotadas, atraindo novamente o turista e voltando a gerar emprego e renda em Alter do Chão.

“É uma grande felicidade receber esse prêmio. Alter do Chão estava competindo com dois grandes destinos – Chapada Diamantina e Jalapão – que sempre ganhavam e desta vez, tivemos essa grata surpresa que vem como um estímulo para a recuperação do cenário turístico da nossa região impactado pela pandemia da covid-19”, disse o secretário municipal de Turismo, Aláercio Cardoso.

Legenda da foto: Distrito de Alter do Chão gera emprego e renda para a comunidade e para toda Santarém

O prefeito Nélio Aguiar acompanhou a transmissão online da premiação e comentou sobre o recebimento do prêmio.

“Alter do Chão é conhecida nacional e internacionalmente por suas belezas naturais que a consagram como um potencial destino turístico tendo esse reconhecimento com o prêmio UPIS de Turismo 2021. O turismo é um setor de vital importância para a nossa economia e em Alter do Chão, ele é responsável pela geração de empregos, crescimento e desenvolvimento que movimenta toda a nossa região. Setores que sofreram com a pandemia, mas que já dão sinais gradativos da retomada. Agradecemos pelo prêmio e vamos continuar cuidando e investindo para que esse paraíso continue a ser premiado e destaque na promoção da nossa cultura e turismo.” disse Nélio Aguiar.

Legenda da foto: Letreiro da Vila com vista para a Ilha do Amor

O prêmio UPIS

O Prêmio UPIS de Turismo é a premiação mais importante do segmento turístico do Distrito Federal. Foi criado em 1991 com o intuito de homenagear personalidades e empresas que contribuem para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Em 31 anos de premiação, diversas instituições tiveram seus trabalhos reconhecidos, além de profissionais de destaque no Brasil.