3. Saúde
  4. Manipulação de alimentos: Em 2022, quase 600 pessoas foram capacitadas em cursos ofertados pela Prefeitura
Manipulação de alimentos: Em 2022, quase 600 pessoas foram capacitadas em cursos ofertados pela Prefeitura Autor: Ascom Semsa

Katrine Bentes
A adoção de boas práticas diminui risco de doenças associadas ao consumo.

Visando aperfeiçoar as técnicas higiênico-sanitárias dos profissionais que trabalham com alimentos, a Prefeitura de Santarém, por meio do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS) e da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou 10 capacitações gratuitas sobre boas práticas para manipulação de alimentos na zona urbana, planalto e rios em 2022. Foram 597 pessoas qualificadas.

A iniciativa apoia e auxilia os manipuladores de alimentos a aperfeiçoar o controle em relação aos requisitos para a prática das atividades alimentícias, reduzindo assim o risco de doenças associadas ao consumo de alimentos.

Durante as capacitações, a equipe técnica da Vigilância Sanitária abordou temas como: contaminação dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal adequada, condições ideais para recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição de alimentos, higiene de utensílios, equipamentos e ambiente, transporte de alimentos e controle de saúde dos manipuladores.

A chefe da Divisão Especializada de Vigilância Sanitária, Helen Silvestre, relatou a importância do curso. “Essas capacitações contribuem para a melhor qualidade higiênico-sanitária dos ambientes que fornecem alimentos, ou seja, os restaurantes e lanchonetes, entre outros. Além disso, aperfeiçoa as técnicas dos profissionais que trabalham com alimentos. Então, todos nós ganhamos com essas atividades, quem prepara a comida e quem consome.”

A Vigilância Sanitária realizará novas capacitações nos dias 26 e 27 de janeiro. Os interessados devem se inscrever presencialmente no Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), localizado na Avenida Moaçara, 735, bairro Diamantino, a partir do dia 23, das 8h às 14h, com os seguintes documentos em mãos: RG, CPF e comprovante de residência.