A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Abaré 2 iniciou na tarde deste sábado, a 3º missão pelo Médio Arapiuns levando serviços de saúde a 17 comunidades. A ação, coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceira com o Projeto Saúde Alegria (PSA) e a ONG Zoé, segue até o dia 11 de dezembro. A previsão é atender 3000 ribeirinhos.
Dentre os serviços ofertados estão: dispensação de medicamentos, consultas médicas, odontológicas, ambulatoriais e outros. Além disso, a Semsa contará com o apoio de mais 15 voluntários da ONG Zoé que estarão fazendo levantamento de demandas com intuito de fazer uma triagem oftalmológica para 5 exames: acuidade visual, tonometria, auto refração, biomicroscopia e retinoscopia. Eles farão também um levantamento dermatológico para detectar pessoas com câncer de pele. Uma médica infectologista da USP também integra a equipe.
“Navegar pela região do Rio Arapiuns é sempre um desafio, ainda mais nesse período de seca. Mas a Semsa segue o cronograma mesmo com as adversidades para essa população que tanto precisa”, relatou o coordenador de transporte da Semsa, Vanilson Lira.
“A gestão em saúde se fortalece com parcerias. Por isso, agradecemos todo o apoio das ONG Zoé e PSA que durante esses 8 dias estarão nos auxiliando. Através das nossas Unidades Fluviais estamos levando saúde de qualidade aos ribeirinhos. Para o ano o nosso cronograma de viagem já está sendo planejado e continuamos contando com nossos parceiros. Vamos dialogando e somando forças para tornar o SUS cada vez mais efetivo”, ressaltou a titular da Semsa, Irlaine Figueira.