A Unidade Básica de Saúde Santarenzinho, localizada na Rua Ipojucan, nº 980, realizou uma sessão especial do Programa HiperDia na última sexta-feira, 14, com foco em pacientes crônicos de hipertensão arterial ou diabetes. O evento foi realizado com temática junina, onde os profissionais se vestiram a caráter. No encontro, foram oferecidos serviços como aferição de pressão, medição de glicose, consultas médicas, dispensação de medicamentos, orientações, palestras, atividades lúdicas e sorteio de brindes. Aproximadamente 45 pessoas participaram dessa marcante iniciativa.
Durante os grupões, os pacientes recebem acompanhamento periódico e individualizado conforme suas necessidades. A enfermeira Claudineia Alves destaca a importância dessas atividades.
"O objetivo do grupão é atualizar a situação clínica dos pacientes, ensinando sobre diabetes e hipertensão, orientando sobre cuidados diários e monitorando a saúde, incluindo os pés dos diabéticos. Os participantes são incentivados a fazer alongamentos matinais ou, na ausência de atividades físicas, assistir a palestras sobre saúde bucal, nutrição e outros temas. Durante os encontros, também podem consultar um médico, medir a pressão arterial e verificar a glicose".
O Programa de Hipertensão e Diabetes (HiperDia) é um acompanhamento na Atenção Primária à Saúde (APS) realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o público-alvo. Os grupos se reúnem a cada 15 dias para monitoramento, e os pacientes também recebem visitas domiciliares semanais. Cada UBS possui sua própria programação.