3. Saúde
  4. Técnicos de enfermagem das UBS’s da zona urbana participam de atualização sobre o Previne Brasil
Técnicos de enfermagem das UBS’s da zona urbana participam de atualização sobre o Previne Brasil Autor: Ascom Semsa

Katrine Bentes
Objetivo é melhorar o indicador 5, responsável pela cobertura vacinal infantil.

Visando ampliar a cobertura vacinal infantil, referente ao indicador 5 do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está capacitando os técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana. Em média, 70 pessoas irão participar da qualificação, no período da manhã e tarde, no auditório da Semsa, nesta sexta-feira, 24.

O Indicador 5 do Previne Brasil se refere à proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde (APS) contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenza e tipo b e Poliomielite Inativada, que tem por meta 95% de alcance por parte das equipes do município de Santarém.

A Referência técnica do E-SUS da Semsa, Juliete Silva, ressalta a importância das capacitações. “Os técnicos de enfermagem atuam nas salas de vacina, por isso eles precisam ter o conhecimento técnico sobre como realizar a inserção de dados e corrigir inconsistência no sistema do PEC.”

O Prontuário Eletrônico (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica trata-se de um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS). É a partir desses dados que o Ministério da Saúde avalia os indicadores do Programa Previne Brasil.

A titular da Semsa, Irlaine Figueira, pontua que a informatização é a solução para melhorar os indicadores do município no Programa Previne Brasil.

“Mesmo que os nossos profissionais realizem todos os atendimentos possíveis, se os dados não estiverem na base do e-SUS, nós não teremos informações para o alcance das metas, fragilizando o financiamento do Previne Brasil. Então, é extremamente importante essas capacitações com os nossos profissionais que atuam na ponta da saúde".

Sobre o Programa Previne Brasil - O Programa Previne Brasil traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi criado por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Esse modelo de financiamento é calculado com base no número de pessoas cadastradas, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Indicadores do Previne Brasil - Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.