3. Saúde
  4. Superação: internado por fratura, paciente treinou para o concurso de bombeiros no HMS
Superação: internado por fratura, paciente treinou para o concurso de bombeiros no HMS Autor: Ândria Almeida - HMS/UPA 24h

Ândria Almeida

Antônio Marcos sempre sonhou em ser bombeiro.  Desde criança, admirava os heróis de uniforme vermelho que arriscavam suas vidas para salvar outras. Determinado, ele se inscreveu no Curso de Formação do Corpo de Bombeiros Militar, passando com dedicação pelas quatro das  seis  etapas classificatórias. No entanto, seu sonho sofreu um duro golpe quando já estava na etapa de treinamentos para o Teste de Aptidão Físico (TAF), Antônio sofreu um grave acidente de trânsito.

A colisão resultou em uma fratura exposta no braço com necessidade de realização de uma cirurgia corretiva, levando-o diretamente para o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), onde o procedimento foi realizado. A equipe médica prontamente iniciou o tratamento, mas o jovem ficou desolado, temendo que sua carreira de bombeiro estivesse comprometida.

Sensibilizada pelo sonho de Antônio, a equipe multiprofissional do HMS se mobilizou em uma verdadeira corrida contra o tempo. Sabiam que ele precisava de uma documentação pendente, incluindo uma panorâmica dos dentes, para continuar no processo de seleção, que graças a equipe do psicossocial foi possibilitada a realização.

A equipe de fisioterapia, consciente da importância de sua recuperação física, criou um programa de treinamentos diários personalizados, focados nas exigências físicas do TAF, mantendo a segurança do paciente.

"Quando ele nos contou sua história, montamos um cronograma para ele manter o condicionamento físico. Conseguimos também preservar a força dos membros superiores, apesar da lesão, para que seu sonho não fosse interrompido", explicou o fisioterapeuta Lucas Barreto, que acompanhou a evolução do paciente.

O compromisso e a dedicação da equipe não passaram despercebidos. Antônio seguiu à risca todas as orientações, participando ativamente das sessões de fisioterapia e dos treinos específicos.

“A equipe do hospital abraçou o meu sonho e me ajudou muito para não desanimar. Todos foram maravilhosos comigo: a equipe de técnicas, enfermeiras, médicos e fisioterapeutas. Sou muito grato a todos eles”, contou.

Após 14 dias internado na clínica cirúrgica do HMS, ele recebeu a notícia que tanto aguardava: está de alta médica. O sonho de se tornar bombeiro está mais vivo do que nunca, e ele sabe que, graças ao apoio da equipe do HMS, está mais próximo de alcançá-lo.

"Vou continuar o treinamento em casa. Os fisioterapeutas me deram muitas dicas sobre como melhorar o treino que eu já fazia. Peço as pessoas que tenham prudência no trânsito, porque você pode ser responsável pela destruição de uma família ou de um sonho de alguém. Quase destruíram meu sonho de ser bombeiro. Mas, graças a Deus, estou me recuperando bem e, se Deus quiser, vou ter a minha aprovação", enfatizou.