3. Saúde
  4. Servidores do HMS e UPA recebem treinamento de higienização das mãos
Servidores do HMS e UPA recebem treinamento de higienização das mãos Autor: Ândria Almeida - Ascom HMS/UPA 24h

Servidores do HMS e UPA recebem treinamento de higienização das mãos

Ândria Almeida
A capacitação, que pretende treinar todos os servidores, deve ocorrer até dezembro.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) está realizando um programa de treinamento com o tema de higiene das mãos para os colaboradores do HMS, Pronto Socorro Municipal (PSM) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Desde o dia 27, mais de 90 profissionais já foram capacitados.

O objetivo principal é reforçar a importância da higienização das mãos na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). As IRAS representam um dos maiores desafios no ambiente hospitalar, sendo responsáveis por prolongar a estadia dos pacientes, aumentar os custos hospitalares e, em casos mais graves, causar óbitos. A higienização correta das mãos é uma das medidas mais simples e eficazes para reduzir esses riscos.

Durante o treinamento, os colaboradores são orientados sobre as técnicas adequadas de lavagem das mãos, o uso correto de álcool gel e a importância de manter a higiene em todas as etapas do atendimento ao paciente. Além disso, são realizadas demonstrações práticas para garantir que todos possam aplicar o conhecimento adquirido em suas rotinas diárias.

Segundo a coordenadora da CCIH, Sheila Oliveira, a adesão à prática correta da higienização das mãos é fundamental para criar um ambiente hospitalar mais seguro.

"Nosso objetivo é conscientizar todos os profissionais de saúde sobre a importância dessa prática simples, mas crucial, na prevenção de infecções", afirmou.

Os participantes do treinamento expressaram satisfação com o conteúdo abordado e destacaram a relevância das informações recebidas.

"Achei ótimo o treinamento. É sempre importante essa capacitação, tanto para a nossa saúde quanto para a do paciente, pois pode evitar várias infecções", comentou Thalia Simões, técnica de enfermagem do HMS.

O treinamento realizado pela CCIH no HMS é parte de um esforço contínuo para aprimorar as práticas de segurança e qualidade no atendimento aos pacientes no HMS e UPA.