A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segue avançando com a campanha de vacinação contra a covid-19 nas escolas da rede municipal de ensino. A ação vai ser levada para mais cinco escolas de bairros periféricos. Na segunda-feira (29), a Escola Rotary (Caranazal) e a escola Nazaré Demétrio (Mararu) serão contempladas. Na terça-feira (30), será a vez das escolas Professora Maria da Conceição Figueira (Jaderlândia), Escola Santo André (Santo André) e Dom Floriano (Maracanã). A campanha já foi realizada em 21 escolas de 17 bairros.
Como parte do processo é necessário que os adolescentes de 12 a 17 anos apresentem além da carteira de vacinação, um termo de assentimento, em que os pais autorizam que o aluno seja vacinado. O documento é fornecido pela própria escola.
A vacinação é aberta também para toda a comunidade escolar, pais e responsáveis por alunos ou qualquer outra pessoas podem se vacinar. Estão disponíveis imunizantes para a 1ª, 2ª e 3ª dose.
A vacinação nas escolas faz parte das estratégias que a Prefeitura de Santarém vem desenvolvendo com suas secretarias para avançar com a imunização no município. O calendário foi montado de forma coletiva entre comunidade escolar e Secretaria Municipal de Educação (Semed) para definir as datas e as próximas escolas a serem contempladas.
A jornada de vacinação iniciou no dia 11 de novembro na Escola Fluminense (Bairro Santa Clara). Desde então, já esteve em 21 escolas, percorrendo 17 bairros: Prainha, Santa Clara, Nova República, Aeroporto Velho, Área Verde, Maicá, Ipanema, Mapiri, Novo Horizonte, Esperança, Maracanã, Livramento, Vitória Régia, Santarenzinho, São Francisco, Interventoria e Santíssimo.