3. Saúde
  4. Semsa imuniza mais de 63 mil animais e bate recorde na vacinação antirrábica
Semsa imuniza mais de 63 mil animais e bate recorde na vacinação antirrábica Autor: Agência Santarém

Semsa imuniza mais de 63 mil animais e bate recorde na vacinação antirrábica

Katrine Bentes
A campanha ocorreu do dia 26 de novembro de 2022 a 31 de março deste ano, em três etapas na zona urbana, planalto e rios.

Avanços na vacinação antirrábica animal. Durante a campanha intitulada “A raiva longe do seu melhor amigo”, que ocorreu do dia 26 de novembro de 2022 ao dia 31 de março deste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (Semsa) e da Divisão de Vigilância Animal, vacinou 63.776 cães e gatos, melhor resultado nos últimos dois anos. A meta era vacinar 57 mil animais.

Para o veterinário e coordenador da vigilância animal, Ayrton Amazonas, esses números são resultado da divulgação intensiva da campanha e do empenho das equipes que realizaram as vacinas.

“Tralhamos intensamente a divulgação da campanha, a qualificação dos profissionais que participaram das ações e ofertamos diversos pontos de imunização. Acredito que isso foi crucial para o resultado. A campanha foi dividida em três etapas na zona urbana, planalto e rios. Então, elaboramos pontos estratégicos para atingir o objetivo em cada região e deu certo”, celebra o veterinário.

Dados das últimas duas campanhas - Em 2021, foram imunizados 21.979 animais contra a raiva. Em 2022, esse número quase triplicou, a campanha de vacinação antirrábica, que encerrou no dia 31 de março de 2023, contabilizou o número expressivo de 63.776 animais. Com isso, a Vigilância Animal bateu recorde e a meta que era de 57 mil animais.