1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Semsa entrega kits para alunos do programa ‘Saúde com Agente’
Semsa entrega kits para alunos do programa ‘Saúde com Agente’ Autor: Ascom Semsa

Semsa entrega kits para alunos do programa ‘Saúde com Agente’

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Ação visa a formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Na manhã desta quinta-feira, 27, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a titular da pasta, Irlaine Figueira, realizou uma entrega simbólica de  kits para os alunos participantes do Programa “Saúde com agente”. Santarém possui cadastrados no programa 241 alunos, sendo que 38 são Agentes de Combate às Endemias (ACE) e 203 são Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Os kits entregues são compostos de medidor de pressão arterial automático de braço, glicosímetro e oxímetro que  facilitaram a assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aulas práticas. 

A secretária de saúde, Irlaine Figueira, explica a importância do programa. “O programa qualifica os ACE's e ACS's, que são os profissionais que estão todos os dias falando com a comunidade e nos auxiliando com a saúde da população”.

O Programa foi instituído pela Portaria nº 3.421, de 7 de dezembro de 2020, tendo como objetivo fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) em exercício profissional. 

O ACS é um mediador entre a população e a Secretaria de Saúde. Ele é o profissional que atua no desenvolvimento de ações para promoção da saúde e prevenção de doenças. Também realiza ações educativas de saúde, junto à população, com o seu atendimento em casas, bairros e comunidades.

O ACE trabalha em vistorias de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Também realiza inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, além de promover a aplicação de larvicidas e inseticidas.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.