3. Saúde
  4. Semsa divulga novo fluxograma de vacinação antirrábica humana
Semsa divulga novo fluxograma de vacinação antirrábica humana Autor: Reprodução/Internet

Semsa divulga novo fluxograma de vacinação antirrábica humana

Katrine Bentes
Imunização ocorre nas UBS's de Aldeia/Fátima/Laguinho, Nova República e na Unidade 24h de Alter do Chão. Confira os horários de funcionamento.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Divisão Especializada de Epidemiologia, montou um fluxograma de vacinação antirrábica humana, contra raiva, voltada para pessoas que tenham sido mordidas por cães, gatos e alguns animais silvestres. A imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Fátima/Aldeia/Laguinho, Nova República e na Unidade 24h de Alter do Chão.

Confira o fluxograma de atendimentos

Casos leves devem ser atendidos nas UBS's e nos Centros de Saúde 24h, onde será feita a avaliação, orientação, notificação e encaminhamento para a vacinação.

Casos graves devem ser atendidos na UPA e HMS, onde além do atendimento clínico será feita a notificação, administração do soro e em seguida o encaminhamento para vacinação.

Onde ocorre a vacinação antirrábica humana?

• UBS Fátima/Aldeia/Laguinho, batizada de “Jucileide Ferreira de Oliveira”, localizada na Travessa Assis de Vasconcelos, esquina com a Rua Silvério Sirotheau Corrêa, no bairro da Aldeia. Procure a unidade às segunda, quartas e sexta-feiras, das 8h às 16h;
  • UBS Nova República, Travessa 29, S/N, próximo da praça do bairro. A imunização ocorre às terças e quintas, das 8h às 16h;
  • Unidade 24h de Alter do Chão.

Raiva - A vacinação é a principal medida de prevenção contra a raiva, uma zoonose com 100% de letalidade. A doença pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada ou mucosas. A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais.