3. Saúde
  4. Semsa cria campanha para captar doadores de sangue
Semsa cria campanha para captar doadores de sangue Autor: Ascom Semsa

Semsa cria campanha para captar doadores de sangue

Katrine Bentes
Servidores são incentivados a se tornarem doadores.

Visando garantir o abastecimento e a manutenção dos estoques de sangue do hemocentro ao longo de todo o ano vigente, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), criou um cronograma bimestral incentivando os servidores da saúde a se tornarem doadores de sangue.

A primeira ação da campanha, que tem como tema “Nesse carnaval compartilhe alegria. Doe sangue!”, inicia no dia 13 de fevereiro, com os servidores do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), do Pronto-socorro e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas realizando o gesto de solidariedade.

Cronograma de doação de sangue

13 a 18 de fevereiro -  Doadores: servidores do HMS, Pronto-socorro e UPA 24h.

17 a 20 de abril - Doadores: Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

19 a 23 de junho - Doadores: Servidores da Atenção Primária à Saúde (APS)

07 a 11 de agosto - Doadores: Programa Saúde nas Escolas (PSE) + estudantes técnicos + Instituições de Ensino Superior (IES)

23 a 27 de outubro - Doadores: Servidores dos Centros de Referências em Saúde + SAMU

4 a 8 de dezembro - Doadores: Servidores da administração da Secretaria Municipal de Saúde + Núcleo Técnico e Vigilância em Saúde (NTVS) + Conselho Municipal de Saúde de Santarém (CMSS)

“O hemocentro está com baixo estoque de sangue. Essa situação preocupa a Semsa, pois o Hospital Municipal precisa, em média, de 300 bolsas de sangue por mês, para realizar procedimentos como cirurgias, transfusão para pacientes, entre outros”, destaca a titular da Semsa, Irlaine Figueira.

Orientações do Hemopa aos doadores

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal).
  • Pesar mais de 50 kg.
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Estar bem alimentado (não precisa estar em jejum).
  • Bebidas alcoólicas: evitar ingestão no dia anterior e no dia da doação.
  • Cigarro: é preciso evitar até duas horas depois da doação.
  • Período menstrual: não é impedimento, a mulher pode fazer a doação neste período.
  • Piercing e tatuagem: deve aguardar um ano para realizar a doação depois de fazer.
  • Se a pessoa teve contato com alguém positivado para o Coronavírus, deve aguardar 14 dias para fazer a doação (se não manifestar nenhum sintoma).
  • Quem tomou a vacina contra a Covid-19 pode realizar a doação, após o intervalo de 2 a 7 dias da aplicação.
  • Em caso de reinfecção da doença, o doador deve aguardar 30 dias após a cura total (término dos sintomas) para nova doação.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). Mulheres podem doar sangue de 3 em 3 meses e homens a cada 2 meses.