3. Saúde
Semsa amplia vacinação contra Covid-19 em Santarém Autor: Ccom

Semsa amplia vacinação contra Covid-19 em Santarém

Katrine Bentes
A imunização está disponível em todas as UBS’s da Zona Urbana, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou a vacinação contra COVID-19 na terça-feira, dia 9, devido ao novo imunizante da Moderna, que abrange todos os públicos prioritários. Antes, a vacinação era organizada com um cronograma de revezamento para evitar perdas de doses. Agora, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana oferecem a imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para se vacinar, é necessário apresentar CPF, carteira de vacinação e cartão SUS.

A coordenadora da Rede de Frio da Semsa, Katia Moura, explica a decisão de ampliar a vacinação contra a COVID-19.

“Antes, utilizávamos vacinas de diferentes fabricantes, como Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. Ao abrir um frasco, tínhamos um tempo curto para imunizar várias pessoas, senão havia perdas de doses. Por isso, montamos um cronograma de revezamento de vacinação nas UBS, onde a vacinação ocorria em algumas unidades a cada dia da semana. Agora, com a vacina da Moderna, que atende a todos os grupos prioritários, desde crianças a partir de seis meses até idosos, gestantes e puérperas, podemos ampliar a oferta. Ao abrir um frasco, podemos imunizar todos os membros do público-alvo, o que não era possível anteriormente."

A titular da Semsa, Joyce Nobre, destaca a importância da decisão. “Estamos muito felizes porque, com esse novo imunizante, podemos oferecer a imunização de segunda a sexta-feira sem perdas de doses e ainda ampliar a oferta. Isso significa que mais pessoas poderão se vacinar de forma rápida e eficiente. Esperamos que o público compareça à UBS mais próxima de sua casa para atualizar a carteira vacinal e, assim, se proteger contra esse vírus. A participação de todos é essencial.”

Confira o público-alvo da vacinação contra COVID-19:

Vacinação infantil:

- Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade - esquema de 3 doses.

Quem deve receber a dose de reforço a cada 6 meses:

- Pessoas de 60 anos ou mais de idade

- Gestantes e puérperas

- Pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos de idade

Quem deve receber a dose de reforço anual:

- Trabalhadores da saúde

- Pessoas com comorbidades

- Pessoas com deficiência permanente

- Indígenas

- Ribeirinhos

- Quilombolas

- Pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais