A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Ailton Barros está em missão pelo Rio Amazonas levando serviços de saúde a 22 comunidades na região de várzea Aritapera e Urucurituba. A ação, coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte do planejamento estabelecido pela Atenção Primária à Saúde e teve início nesta segunda-feira, 14, e seguirá até o dia 24 de novembro.
Esta é a última missão da UBSF esse ano, pois devido o fenômeno de seca dos rios não há como estender o cronograma das viagens. Durante os 10 dias de ações, a Semsa visa atender, em média, 3300 ribeirinhos. Dentre os serviços ofertados estão: dispensação de medicamentos, consultas médicas, odontológicas, ambulatoriais e outros.
“Estamos ampliando a oferta de atendimentos de saúde nessa missão. Através de grandes parcerias conseguimos levar mais dois médicos e uma enfermeira residente da UFRJ. Essa é a última viagem da Unidade fluvial nesse ano, uma vez que com a extrema seca na região ficará difícil até o final deste ano estender o calendário”, reforçou a assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil.
Confira a programação da UBSF
15.11
Comunidades: Cabeça D'onça, Centro e Quilombo do Surubiaçu
16.11
Comunidades: Costa do Aritapera, Correio, Mato alto, Água Preta e Ilha de São Miguel
17.11
Comunidade: Igarapé do Costa
18.11
Comunidade: Arapema
19.11
Comunidades: Campos Urucurituba, Campos Aramanai e São Ciriaco
20.11
Comunidades: Piracaoera de Baixo
21.11
Comunidades: Piracaoera de Cima
22.11
Comunidades: Piracaoera de Cima
23.11
Comunidades: Boca de Cima - Santa Terezinha Ponta e Praia, Enseada e carapanatuba
24.11
Comunidades: Boca de Cima - Santa Terezinha Ponta e Praia, Enseada e carapanatub