A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), participou do 17º Congresso Internacional Rede Unida, realizado entre os dias 22 e 26 de junho de 2026, na cidade de São Luís, Maranhão.
Representando Santarém, participaram do congresso a coordenadora do Núcleo de Referência Técnica em Saúde, Nádia Martins, e a responsável técnica da Divisão de Gestão de Equidade em Saúde, a enfermeira Sílvia Gato. As profissionais apresentaram experiências exitosas desenvolvidas no âmbito da rede municipal de saúde.

Com o tema “Sabedoria e soberania com alegria”, o evento reuniu pesquisadores, gestores, trabalhadores, estudantes, movimentos sociais e instituições de ensino de todo o Brasil e de diversos países para debater os desafios contemporâneos da formação em saúde, da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), da participação social e da produção do cuidado.
A programação do evento foi extensa e diversificada, contemplando oficinas, rodas de conversa, mesas de debate e atividades formativas.

Durante o evento, a Semsa apresentou cinco resumos científicos evidenciando ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) que têm contribuído para a ampliação do acesso, fortalecimento do cuidado integral e melhoria dos indicadores de saúde da população.
Os trabalhos, todos aprovados, abordaram temáticas relevantes para o contexto da saúde pública municipal. São eles:
-
Protagonismo da enfermagem e manejo da sífilis gestacional no contexto da Atenção Primária à Saúde. O estudo destacou a atuação estratégica da enfermagem na identificação precoce, acompanhamento clínico e manejo dos casos de sífilis gestacional, fortalecendo as ações de prevenção da transmissão vertical e contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência pré-natal no município.
-
Adesão e ampliação do programa de tabagismo na Atenção Primária à Saúde em Santarém, Pará: Relato de Experiência. Esse trabalho apresentou os resultados das estratégias adotadas para ampliar o acesso ao tratamento do tabagismo, fortalecendo grupos terapêuticos e ações educativas desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais da APS, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas.
-
Ampliação do acesso e implementação do horário estendido na Atenção Primária: Relato de Experiência. Tal experiência evidenciou os avanços alcançados com a implantação do horário estendido em unidades de saúde do município, possibilitando maior acesso aos serviços por trabalhadores, estudantes e demais usuários que enfrentavam dificuldades para buscar atendimento nos horários convencionais.
-
Cuidando da mente na comunidade: Um Relato de Experiência. O resumo apresentou ações voltadas à promoção da saúde mental e ao fortalecimento do cuidado comunitário, por meio de atividades coletivas, escuta qualificada e articulação da rede de atenção psicossocial, contribuindo para a ampliação do cuidado integral no território.
-
Fevereiro Laranja na prevenção da gravidez na adolescência: Um Relato de Experiência. A iniciativa destacou estratégias educativas e intersetoriais realizadas junto a adolescentes, famílias e instituições de ensino, promovendo informações sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção da gravidez precoce, infecções sexualmente transmissíveis e fortalecimento da autonomia de adolescentes e jovens.

De acordo com a enfermeira Nádia Martins, da Semsa, a participação no congresso possibilitou a troca de experiências com profissionais de diferentes realidades, além de dar visibilidade às ações desenvolvidas pelas equipes da Atenção Primária à Saúde de Santarém.
“A aprovação dos cinco trabalhos demonstra o compromisso da gestão municipal e dos profissionais da rede com a qualificação permanente dos serviços de saúde, a produção de conhecimento e a valorização das experiências construídas nos territórios. Compartilhar essas vivências em um evento internacional fortalece a Atenção Primária e evidencia o potencial transformador das práticas desenvolvidas em Santarém”, observou Nádia.
Para a secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, a participação da Secretaria Municipal de Saúde no congresso reafirma o compromisso do município com a saúde do povo santareno.
“É uma forma de nossos gestores (prefeito, vice-prefeito e secretário de Saúde) mostrarem que se preocupam com o povo em todos os sentidos, seja na inovação, na educação permanente em saúde, no fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e cuidado integral da população. A aprovação dos cinco trabalhos também consolida Santarém como referência na construção de experiências exitosas no âmbito da Atenção Primária à Saúde”, ressaltou Irlaine.
Autor:
Ascom do evento