1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Santarém tem cinco trabalhos científicos aprovados no 17º Congresso Internacional da Rede Unida
Santarém tem cinco trabalhos científicos aprovados no 17º Congresso Internacional da Rede Unida Autor: Ascom do evento

Santarém tem cinco trabalhos científicos aprovados no 17º Congresso Internacional da Rede Unida

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Experiências exitosas da Atenção Primária à Saúde de Santarém foram apresentadas em evento que reuniu pesquisadores, gestores, trabalhadores e estudantes de diversas regiões do país, em São Luís (MA).

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), participou do 17º Congresso Internacional Rede Unida, realizado entre os dias 22 e 26 de junho de 2026, na cidade de São Luís, Maranhão.

Representando Santarém, participaram do congresso a coordenadora do Núcleo de Referência Técnica em Saúde, Nádia Martins, e a responsável técnica da Divisão de Gestão de Equidade em Saúde, a enfermeira Sílvia Gato. As profissionais apresentaram experiências exitosas desenvolvidas no âmbito da rede municipal de saúde.

Com o tema “Sabedoria e soberania com alegria”, o evento reuniu pesquisadores, gestores, trabalhadores, estudantes, movimentos sociais e instituições de ensino de todo o Brasil e de diversos países para debater os desafios contemporâneos da formação em saúde, da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), da participação social e da produção do cuidado.

A programação do evento foi extensa e diversificada, contemplando oficinas, rodas de conversa, mesas de debate e atividades formativas.

Durante o evento, a Semsa apresentou cinco resumos científicos evidenciando ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) que têm contribuído para a ampliação do acesso, fortalecimento do cuidado integral e melhoria dos indicadores de saúde da população.

Os trabalhos, todos aprovados, abordaram temáticas relevantes para o contexto da saúde pública municipal. São eles:

  • Protagonismo da enfermagem e manejo da sífilis gestacional no contexto da Atenção Primária à Saúde. O estudo destacou a atuação estratégica da enfermagem na identificação precoce, acompanhamento clínico e manejo dos casos de sífilis gestacional, fortalecendo as ações de prevenção da transmissão vertical e contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência pré-natal no município.

  • Adesão e ampliação do programa de tabagismo na Atenção Primária à Saúde em Santarém, Pará: Relato de Experiência. Esse trabalho apresentou os resultados das estratégias adotadas para ampliar o acesso ao tratamento do tabagismo, fortalecendo grupos terapêuticos e ações educativas desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais da APS, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas.

  • Ampliação do acesso e implementação do horário estendido na Atenção Primária: Relato de Experiência. Tal experiência evidenciou os avanços alcançados com a implantação do horário estendido em unidades de saúde do município, possibilitando maior acesso aos serviços por trabalhadores, estudantes e demais usuários que enfrentavam dificuldades para buscar atendimento nos horários convencionais.

  • Cuidando da mente na comunidade: Um Relato de Experiência. O resumo apresentou ações voltadas à promoção da saúde mental e ao fortalecimento do cuidado comunitário, por meio de atividades coletivas, escuta qualificada e articulação da rede de atenção psicossocial, contribuindo para a ampliação do cuidado integral no território.

  • Fevereiro Laranja na prevenção da gravidez na adolescência: Um Relato de Experiência. A iniciativa destacou estratégias educativas e intersetoriais realizadas junto a adolescentes, famílias e instituições de ensino, promovendo informações sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção da gravidez precoce, infecções sexualmente transmissíveis e fortalecimento da autonomia de adolescentes e jovens.

De acordo com a enfermeira Nádia Martins, da Semsa, a participação no congresso possibilitou a troca de experiências com profissionais de diferentes realidades, além de dar visibilidade às ações desenvolvidas pelas equipes da Atenção Primária à Saúde de Santarém.

“A aprovação dos cinco trabalhos demonstra o compromisso da gestão municipal e dos profissionais da rede com a qualificação permanente dos serviços de saúde, a produção de conhecimento e a valorização das experiências construídas nos territórios. Compartilhar essas vivências em um evento internacional fortalece a Atenção Primária e evidencia o potencial transformador das práticas desenvolvidas em Santarém”, observou Nádia.

Para a secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, a participação da Secretaria Municipal de Saúde no congresso reafirma o compromisso do município com a saúde do povo santareno.

“É uma forma de nossos gestores (prefeito, vice-prefeito e secretário de Saúde) mostrarem que se preocupam com o povo em todos os sentidos, seja na inovação, na educação permanente em saúde, no fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e cuidado integral da população. A aprovação dos cinco trabalhos também consolida Santarém como referência na construção de experiências exitosas no âmbito da Atenção Primária à Saúde”, ressaltou Irlaine.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.