1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Santarém amplia acesso a preservativos gratuitos e diversifica opções de prevenção
Santarém amplia acesso a preservativos gratuitos e diversifica opções de prevenção Autor: Caio Lobato - Ccom

Santarém amplia acesso a preservativos gratuitos e diversifica opções de prevenção

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
CTA/SAE disponibiliza camisinhas masculinas e femininas, incluindo modelos texturizado e fino, fornecidos pelo Ministério da Saúde

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Santarém, gerido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ao disponibilizar, de forma gratuita, preservativos masculinos e femininos para a população. O estoque da unidade já conta com diferentes versões, incluindo os novos modelos texturizados (Tex) e a versão fina (Sensitive), além das camisinhas tradicionais externas (masculinas) e internas (femininas).

Os insumos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e fazem parte de uma estratégia nacional para ampliar o acesso a métodos de proteção e estimular o uso contínuo do preservativo, especialmente entre os jovens. A iniciativa contribui para a prevenção do HIV, das hepatites virais, da sífilis e de outras ISTs, além de ajudar a evitar gestações não planejadas.

De acordo com a coordenadora do programa municipal de prevenção e combate às ISTs e DSTs, Ana Lúcia Ferreira, a introdução dos novos modelos busca tornar o uso da camisinha mais atrativo e reforçar a importância da proteção em todas as relações sexuais.

“Esses novos preservativos integram uma estratégia para estimular a população, principalmente os jovens, a adotar medidas contínuas de proteção contra as ISTs e as DSTs. A diversidade de modelos, como o texturizado e o fino, amplia as opções de escolha e pode aumentar a adesão ao uso da camisinha, sem perder a eficácia na prevenção”, destacou a coordenadora.

Ana Lúcia Ferreira ressaltou ainda que a prevenção continua sendo fundamental, uma vez que infecções como HIV, sífilis e hepatites virais seguem presentes na realidade da população. “O preservativo, seja o masculino ou o feminino, continua sendo um dos métodos mais eficazes para evitar a transmissão dessas infecções”, completou.

Em Santarém, o CTA/SAE é responsável por abastecer todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também por fornecer preservativos à UPA 24 horas, garantindo a ampla distribuição dos insumos na rede municipal. A retirada é gratuita, sem exigência de documentos e sem restrição de quantidade, facilitando o acesso da população. O CTA/SAE Santarém está localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 860, bairro Santa Clara, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

A diversificação da oferta de preservativos integra a estratégia de Prevenção Combinada adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que reúne diferentes ações, como o uso de preservativos, testagem, diagnóstico e tratamento das ISTs, além de profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), vacinação e promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Diante de dados que apontam queda no uso regular de preservativos entre adultos, a ampliação do acesso e a oferta de novos modelos reforçam o compromisso do CTA/SAE e da gestão municipal em fortalecer a prevenção e promover mais qualidade de vida à população de Santarém.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.