3. Saúde
  4. Retrospectiva 2023: mais de 60 mil atendimentos odontológicos realizados pela Prefeitura
Retrospectiva 2023: mais de 60 mil atendimentos odontológicos realizados pela Prefeitura Autor: Arquivo - Ronaldo Ferreira

Katrine Bentes
Aquisição de equipamentos, revitalização do Centro de Especialidades Odontológicas, aliados à contratação de mais profissionais contribuíram para a expansão da capacidade de serviços.

Uma das área que mais se destacaram no ano de 2023 foi a saúde bucal, que realizou 60.545 procedimentos. Houve, também, avanço nos atendimentos odontológicos direcionados a gestantes, subindo de 3% em 2017 para 55% no último ano. Além disso, mais de 500 próteses dentárias foram feitas, conforme dados do E-SUS do Ministério da Saúde. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), celebra a marca de atendimentos e pontua os principais fatores, como aquisição de mais de 100 equipamentos, revitalização do Centro de Especialidades Odontólogicas, aliados à contratação de mais profissionais.

Prefeito Nélio assinando OS para reforma e estruturação do CEO do Maracanã.

Outro ponto fundamental para esses avanços foi o substancial aumento na captação de recursos via Ministério da Saúde. O montante, que era de R$ 87.407,12 em 2017, elevou-se para R$ 322.033,12 em 2023. Esses recursos são enviados mensalmente para o fundo de Saúde, permitindo planejar melhorias e cobrir os custos operacionais dos serviços odontológicos na Atenção Básica, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) e no Laboratório de Prótese.

Novos equipamentos fortalecem os atendimentos.

Esses aportes resultaram em uma Ordem de Serviço (OS) para a terceira etapa da reforma e reestruturação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Maracanã, com custo estimado em R$ 115.779,00. Além disso, foram entregues mais 100 equipamentos avaliados em R$ 158 mil, incluindo maletas educativas, fotopolimerizadores, kits odontológicos, aparelho de Raio X, compressores, cadeiras odontológicas, entre outros.

Grávidas recebem atendimentos no CEO do Maracanã.

O coordenador do Núcleo de Saúde Bucal da Semsa, Jey Coelho, celebra os avanços.

"Transformar e fazer acontecer diariamente uma odontologia repleta de detalhes dentro do SUS é desafiador. Fui chamado para essa missão e temos colhido bons frutos: cuidar da nossa população. E não seria possível sem o apoio das nossas mais de 50 equipes da ponta, com dentistas, TSB's, técnicos de próteses, ASG's, assistente administrativo e também o nosso time do núcleo em saúde bucal".

O prefeito Nélio Aguiar reconhece a importância dos investimentos na estruturação da saúde bucal.

Atendimento na UPA 24h.

"Desde o início da nossa gestão buscamos investir na estruturação dos atendimentos odontológicos, através de nossos equipamentos públicos. É uma área de vital importância, porque resgata a autoestima e auxilia a quem precisa no tratamento mais adequado. Em 2024, esses investimentos continuam, tendo em vista os resultados positivos que temos alcançado".

CEO do bairro Santa Clara.

Estrutura - Santarém conta com 59 equipes de saúde bucal na zona urbana, planalto e rios, oferecendo atendimentos primários, especializados, de urgência e emergência. A estrutura inclui 03 Centros de Especialidades Odontológicas, 01 laboratório de próteses, atendimento de saúde bucal na UPA 24 horas, 03 equipes fluviais e 01 consultório portátil, proporcionando uma cobertura abrangente e acessível à população.