Estabelecer hábitos de higiene bucal na infância previne diversas doenças. Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem promovendo ações, visando a assistência odontológica para as crianças matriculadas na rede pública de ensino, por intermédio do projeto “Alimentação Saudável e Saúde Bucal na Infância: A saúde começa pela boca”.
Nos meses de março e abril foram realizadas palestras, orientações, avaliações e encaminhamentos nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Mais de 240 crianças foram atendidas no consultório portátil e 1.664 kits de higiene bucal foram entregues.
Essa primeira etapa do projeto contemplou unidades das zonas urbana, planalto e comunidades ribeirinhas.
As intervenções contaram com o auxílio da equipe do setor de saúde bucal da Semsa e do Núcleo Técnico de Educação Infantil da Semed, além da participação e do empenho das diretoras das Umeis e Cemeis, que ficaram responsáveis de trabalhar o lúdico com as palestras educativas e ofertar uma merenda escolar balanceada.
O coordenador de Saúde Bucal da Semsa, Jeymenson Coelho, relata a importância dessas atividades. “A saúde bucal possui íntima relação com o estado de saúde geral do nosso organismo, por isso é essencial dedicarmos tempo e atenção às questões referentes a este tema. Durante a infância, trabalhar a prevenção auxilia na formação de hábitos que se prolongarão na vida adulta. Uma vez que as crianças que cuidam dos dentes, provavelmente, terão uma dentição permanentemente saudável. Então, é muito gratificante participar de um projeto com um impacto tão grande e a longo prazo.”, destacou.