A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Baixo Amazonas, iniciou nesta semana a primeira entrega de impressoras e computadores de mesa para subsidiar os trabalhos desenvolvidos pelas Referências Técnicas de 20 municípios. O recurso é oriundo da parceria firmada com o Ministério Público do Trabalho (MPT), por intermédio do Projeto Parceiros do bem.
A entrega ocorreu na sede do Cerest, com a presença do Presidente da CIST (Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora) e a Referência Técnica de Santarém.
“A importância de estabelecer Referência Técnica em cada município é crucial para a otimizar o mapeamento mais aprofundado e real dos dados in loco, no que diz respeito ao Diagnóstico Situacional da Saúde do Trabalhador em cada território, facilitando o planejamento das ações que serão realizadas em cada município”, disse o coordenador do Cerest, Geovane Farias.
Dentre os 20 municípios beneficiados, 14 estão situados no Baixo Amazonas (Santarém, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Faro, Juruti, Belterra, Mojuí dos Campos, Placas) e 06 na Região do Tapajós (Rurópolis, Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão).