Saúde e educação são os pilares do Programa Saúde na Escola (PSE) realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed) e a Secretaria de Educação do Estado (5ª URE). O Programa atende 54.438 alunos de 148 instituições de ensino, dentre Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e escolas de ensino fundamental, médio e técnico, nas zonas urbana, planalto e rios.
No mês de maio, o PSE desenvolveu ações abordando temas importantes como alimentação saudável, prevenção à obesidade infantil, vacinas, antropometria e aplicação dos marcadores de consumo alimentar.
Para a enfermeira Karen Lima o programa é essencial. “Essa colaboração entre saúde e educação é muito importante, pois a equipe multiprofissional auxilia a atingir o objetivo do programa que é identificar precocemente as vulnerabilidades e trabalhar para evitar o comprometimento do desenvolvimento de crianças e jovens.”
Sobre o Programa
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial instituída pelo Decreto n° 6.826, de 5 de dezembro de 2007, que visa a integração e a articulação permanente da educação e da saúde. Anualmente, o programa oferta 13 temáticas para serem desenvolvidas no ambiente escolar.