3. Saúde
  4. Prefeitura recebe doação de materiais e equipamentos para Unidades de Saúde e Abaré II
Prefeitura recebe doação de materiais e equipamentos para Unidades de Saúde e  Abaré II Autor: Desconhecido

Alailson Muniz
Saúde na região de rios será fortalecida

Autor: Weldon Luciano

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu nesta terça-feira (27), materiais e equipamentos que serão destinados para Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da Unidade Fluvial Abaré 2, que atende a população ribeirinha. Foram entregues 6 mil máscaras de proteção individual para profissionais que atuam na linha de frente da pandemia, além de diversos equipamentos: cadeira para coleta de sangue, braçadeira para injeção, oxímetro de pulso, reanimador pulmonar adulto e pediátrico, centrífuga para laboratório, estufa de esterilização e secagem e outros.

A entrega ocorreu no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM) com a presença do Prefeito Nélio Aguiar, da Secretária Municipal de Saúde- Vânia Portela e de integrantes do Projeto Saúde e Alegria (PSA).

“O município de Santarém tem diversas parcerias com o Projeto Saúde e Alegria e hoje é mais um dia de felicidade para todos nós. Recebemos materiais e equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde e o Abaré 2, que está em reforma. Os equipamentos já estão chegando para a gente retornar nosso trabalho de atendimento de saúde ribeirinha na região de rios”, informou Nélio Aguiar.

Para a titular da Semsa, os equipamentos vão ajudar a reforçar as ações de saúde nas regiões da zona rural. "Agradecemos a doação recebida. Mais uma vez a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Projeto Saúde e Alegria rende bons frutos e se mantém firme para garantir melhor atendimento para as famílias ribeirinhas. São materiais e equipamentos fundamentais, que recebemos com muita alegria e que devem reforçar a atuação das equipes na zona rural", declara Vânia Portela, titular da SEMSA.

A doação é fruto da iniciativa do PSA que mantém parceria com a Prefeitura/Semsa para garantir atendimentos médicos em regiões distantes do centro urbano da cidade. “É uma felicidade também para a gente. Lembrando que o desafio da saúde ninguém enfrenta sozinho. São doações que o Saúde e Alegria recebe de seus parceiros e que junto com outros parceiros a gente faz a distribuição, sempre com muito critério e focada nas necessidades das famílias ribeirinhas e unidades de saúde”, destaca Eugênio Scannavino.

A unidade fluvial Abaré II foi adquirida em 2011 pelo Projeto Saúde e Alegria, e repassada na forma de comodato à Prefeitura de Santarém para atender à região do Arapiuns. O Abaré II passa por serviços de revitalização, reforma e manutenção.