Na manhã desta sexta-feira, 25, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Divisão de Endemias, realizou o dia D de combate à Dengue.
A programação se deu através de visitas domiciliares com educação em saúde, prevenção e eliminação de focos encontrados. Ao todo, 1.320 visitas foram realizadas e 37 focos do mosquito eliminados. Matinha, Urumari, Mapiri, São Francisco, Esperança, São José operário, Santarenzinho, Salvação, Santana e Interventoria foram os bairros beneficiados.
A Dengue é uma doença febril grave, causada por um vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também é o vetor transmissor de mais duas arboviroses: Chikungunya e Zika.
O coordenador de Endemias, Edvan Silva, frisou a importância da conscientização da população. “Nesse período chuvoso precisamos ter cuidado redobrado com os focos de dengue, não deixar nenhuma vasilha, pneu, caixa d’água, ou qualquer objeto acumule água parada. Por isso, pedimos ajuda da população para contermos a proliferação do mosquito.