O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização sobre a atenção com a saúde mental. Em todo o país, e desenvolvida a campanha conhecida como “Janeiro Branco”.
Em alusão à Campanha, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CAPS AD III, realizou na tarde desta sexta-feira (14), uma blitz.
A ação contou com a entrega de materiais educativos e flores brancas que tinham como objetivo chamar a atenção de condutores e pedestres sobre a importância dos cuidados para com a saúde mental e o cuidado com as emoções.
Legenda da foto: Materiais educativos foram distribuídos.
Em Santarém, atendimentos psicológicos são disponibilizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), nas UBS’s, CRAS, CAPS e outros centros de atendimento.
Para a coordenadora da ação, Larissa Rocha, este é um tema muito importante, principalmente diante do cenário de pandemia que vivemos há dois anos.
“Questões emocionais afetam diariamente a vida das pessoas. A promoção da saúde mental é tão importante quanto a promoção da saúde física, porque mente e corpo andam juntos. Um influencia o outro. Se a mente vai bem, tudo vai bem, tudo melhora. A nossa imunidade melhora, as nossas respostas aos desafios do dia a dia, melhora tanto física quanto as respostas psíquicas”, disse.
Legenda da foto: Flores brancas também foram distribuídas.
Sobre a campanha:
O Janeiro Branco é uma campanha nacional iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
O mês de Janeiro foi escolhido para a realização desta campanha, por ser o primeiro mês do ano. Em termos simbólicos e culturais, é o período em que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.