3. Saúde
  4. Prefeitura entrega EPI's e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde
Prefeitura entrega EPI's e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde Autor: Agência Santarém

Prefeitura entrega EPI's e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde

Katrine Bentes
Os materiais facilitarão o trabalho dos profissionais e, consequentemente, a qualidade do serviço à população.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nessa sexta-feira, 17, no auditório do CIAM, a entrega de novos fardamentos e materiais permanentes para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Santarém possui 312 ACS's atuando na zona urbana, 136 região de Rios e 99 no planalto.Todos foram contemplados.

Materiais entregues aos ACS's do município.

Na ação, foram entregues materiais permanentes para o desenvolvimento das atividades dos agentes como mochilas, balanças, protetores solares, materiais didáticos, livros, canetas, colas e fitas métrica. Além do fardamento completo com chapéu, camisa, calça e bota.

A entrega simbólica contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, da secretária de saúde Irlaine Figueira, da coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), Daniella Bernades, representante do Sindsaúde, Andreia Lima de Souza, representante do Sintesp, Sandro Pacheco, além dos ACS's e os demais servidores da Semsa.

Irlaine Figueira, titular da Semsa, enaltece trabalho dos profissionais.

De acordo com a secretária de saúde, Irlaine Figueira, a entrega desses materiais facilitará o trabalho dos profissionais e, consequentemente, irá ofertar um serviço de qualidade para a população.

“Os ACS's são responsáveis por um trabalho muito importante no município, os uniformes e os equipamentos facilitarão as atividades que eles executam com muito amor e dedicação, diariamente".

A Agente Comunitária de Saúde (ACS), Neide Lopes, relata a importância dos materiais e uniformes. “Eu atuo como ACS há 24 anos e a nossa identificação é essencial para nós realizarmos o nosso trabalho, assim como os demais materiais. Fazemos visitas in loco, regularmente, então precisamos ter mais de um uniforme e essa entrega veio em boa hora, vai nos ajudar muito.”

Neide Lopes: 24 anos atuando como ACS do município.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou o trabalho de prevenção e promoção à saúde que os agentes desenvolvem. "É muito gratificante participar desse momento, porque esses profissionais desenvolvem um trabalho importantíssimo. Eles são os agentes de promoção à saúde, verificam em que estado nós nos encontramos em nossas casas, repassam orientações que muitas vezes são o melhor remédio, antes de procurarmos as unidades hospitalares. O nosso compromisso, além de manter em dia os salários, seguindo o piso da categoria, é oferecer condições de trabalho dignas".

Prefeito Nélio Aguiar: "ACS's têm trabalho fundamental de promoção à saúde".

Veja mais fotos da entrega de materiais aos ACS's do município