A vacinação é fundamental para proteger as crianças contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia nesta segunda-feira, 27, uma campanha de imunização que vai até o dia 14 de junho, com o Dia D marcado para 8 de junho. O público-alvo são crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) estão abastecidas com o imunizante. A administração ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para vacinar a criança, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação, um documento com foto, CPF e o cartão SUS. A meta é vacinar pelo menos 95% da faixa etária alvo, o que corresponde a 27.755 crianças.
O objetivo principal da campanha é diminuir o risco de reintrodução do poliovírus. Embora a vacina contra a poliomielite seja a única maneira eficaz de prevenir a doença, lamentavelmente, a cobertura vacinal tem permanecido abaixo da meta de 95% desde 2016, conforme relatório do Ministério da Saúde (MS).
O esquema vacinal funciona da seguinte forma: crianças menores de 1 ano receberão a dose da vacina contra a poliomielite que estiver em atraso ou a prevista no calendário de rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos receberão uma dose extra da vacina oral contra a pólio (gotinha), desde que já tenham recebido as 3 doses da vacina inativada contra a pólio (VIP).